metropoles.com

Hezbollah assume autoria de ataques ao norte de Israel

O grupo libanês Hezbollah assumiu ter disparado mísseis guiados e morteiros contra Israel neste sábado (14/10). Cinco pessoas estão feridas

atualizado

Compartilhar notícia

Abed Rahim Khatib/picture alliance via Getty Images
Edifícios destruídos após os ataques aéreos israelenses em Gaza – Metrópoles
1 de 1 Edifícios destruídos após os ataques aéreos israelenses em Gaza – Metrópoles - Foto: Abed Rahim Khatib/picture alliance via Getty Images

O grupo libanês Hezbollah assumiu a autoria do ataque ao norte de Israel, em uma região conhecida como Fazendas Shebaa, neste sábado (14/10). O atentado com mísseis guiados e morteiros ocorreu às 15h15 (9h15 no horário de Brasília), segundo confirmou o grupo miliciano apoiado pelo Irã, em um comunicado.

Cinco israelenses ficaram feridos. Uma das pessoas está em estado crítico e duas estão moderadamente feridas, segundo informou o jornal israelense Haaretz. De acordo com o veículo, aviões das Forças Armadas de Israel atacaram agentes que tentavam entrar no território durante o bombardeio de morteiros.

As Fazendas Shebaa estão na fronteira do Líbano com Israel. A área disputada é considerada pelo Líbano como ocupada pelo país vizinho.

Líbano e Israel são considerados inimigos. No entanto, uma trégua entre as duas nações tem sido mantida desde 2006, apesar de pequenos ataques de mísseis entre israelenses e libaneses.

Hezbollah

O Hezbollah é uma organização libanesa que surgiu durante a guerra civil no Líbano na década de 1980. Influenciado pelo Irã e apoiado pela Síria, o grupo concentra-se na resistência contra Israel e na promoção da influência xiita no Oriente Médio.

A organização surgiu em resposta à ocupação israelense do sul do território libanês. Apoiado pelo Irã, o Hezbollah se tornou uma força de resistência contra Israel. Sua ala militar é considerada uma das mais poderosas da região, tendo lançado ataques contra alvos israelenses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?