Guia desaparecido é encontrado no Monte Everest após 6 dias: “Milagre”
Hillary Dawa Sherpa conseguiu se arrastar de volta ao acampamento no Everest sozinho após uma semana
atualizado
Compartilhar notícia

Um guia de escalada do Nepal, dado como morto após ficar seis dias desaparecido no Monte Everest, conseguiu rastejar de volta ao acampamento nesta quinta-feira (4/6). Uma patrulha de coleta de lixo o encontrou.
“Esta manhã, uma equipe de gestão de resíduos do Comitê de Controle da Poluição de Sagarmatha (SPCC) o resgatou perto de Crampon Point [na geleira Khumbu], onde ele teria sido visto rastejando lentamente em direção ao Acampamento Base do Everest”, informou o SPCC. Segundo a equipe, ele estava com várias queimaduras devido ao frio.
Hillary Dawa Sherpa sumiu em 29 de maio em uma altitude de 7.500 metros. De acordo com o site Exploresweb, o alpinista estava descendo com um cliente que tinha chegado ao cume, mas parou para descansar e não foi mais visto.
Após ser encontrado, ele foi levado de helicóptero a um hospital. Segundo a BBC, Pemba Sherpa, diretor executivo da 8K Expeditions, empresa responsável pelas buscas, disse que o alpinista conseguiu se salvar sozinho. “Dawa conseguiu sobreviver contra todas as probabilidades por dias. É nada menos que um milagre.”