metropoles.com

Guerra na Ucrânia: Rússia abre 9 corredores de fuga nesta sexta-feira

A retirada de civis de zonas cercadas pelos russos têm sido difícil, apesar dos acordos com os russos

atualizado

Compartilhar notícia

Refugiados ucranianos chegam de trem em estação de Krakov, na Polônia. No colo de uma delas, está um cachorro - Metrópoles
1 de 1 Refugiados ucranianos chegam de trem em estação de Krakov, na Polônia. No colo de uma delas, está um cachorro - Metrópoles - Foto: null

As tropas russas e ucranianas concordaram em abrir nove rotas de fuga humanitárias, chamadas de corredores verdes, para que civis possam evacuar em segurança das zonas de conflito.

Moradores de Mariupol, Berdyansk, Tokmak e Energodar podem fugir para Zaporizhzhya de carro e ônibus. O anúncio foi feito pela vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk.

A retirada de civis de zonas cercadas pelos russos têm sido difícil, apesar dos acordos com os russos para a criação de corredores humanitários.

O governo ucraniano acusa a Rússia de atacar continuamente estas regiões, impedindo a realização de missões humanitárias de segurança.

A tensão voltou a subir no Leste Europeu após novos ataques ucranianos contra o território russo. O país liderado por Vladimir Putin, que havia prometido trégua a Kiev, sinalizou que vai bombardear a capital.

0

 

Mais de 20 edifícios e uma escola foram alvo de mísseis ucranianos. A região atacada fica em Belgorod, no sudeste da Rússia, próximo à fronteira entre os dois países. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (15/4) pela agência russa de notícias Tass.

Em represália, o governo russo anunciou novos ataques em Kiev. A determinação ocorre duas semanas após Putin indicar a retirada de tropas da cidade. “O número e a frequência de ataques com mísseis a instalações em Kiev aumentará”, informou o Ministério da Defesa russo.

Na madrugada, segundo os russos, uma fábrica de mísseis que fica no complexo militar e industrial de Vizar, em Vyshneve, no subúrbio de Kiev, foi atacada.

A escalada da violência ocorre após o naufrágio do navio militar Moskva, maior embarcação de guerra russa no Mar Morto. A Ucrânia reivindicou o ataque.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?