metropoles.com

Grupo armado da Colômbia anuncia cessar-fogo unilateral de fim de ano

O último grupo rebelde da Colômbia, ELN, atende aos pedidos do governo do país e anuncia cessar-fogo durante o Natal e Ano Novo

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Candidato à Presidência da Colômbia Gustavo Petro
1 de 1 Candidato à Presidência da Colômbia Gustavo Petro - Foto: Getty Images

O Exército de Libertação Nacional (ELN), um dos últimos grupos rebeldes da Colômbia, atendeu aos pedidos do governo do país e anunciou, nesta segunda-feira (19/12), cessar-fogo unilateral durante o fim de ano.

A decisão entra em vigor a partir das 6h da véspera de Natal e termina às 6h de 2 de janeiro. Essa não é a primeira vez que Colômbia tem um “cessar-fogo unilateral” em 2022.

Em setembro, o governo do país fez acordo com ao menos dez grupos armados para tentar alcançar uma “paz total”, seguindo projeto proposto pelo presidente Gustavo Petro.

Em 1964, o Exército de Libertação Nacional foi fundado por padres radicais e é considerado uma organização terrorista pelos Estados Unidos e pela União Europeia. O grupo conta com cerca de 2.400 combatentes.

Na semana passada, cerca de 10 mil pessoas da região da selva de Choco ficaram presas quando o ELN iniciou um ataque, que foi condenado pelo governo e pela oposição.

Essas negociações de paz entre o governo colombiano e o grupo na Venezuela devem firmar “um sistema de ajuda humanitária”, que deve garantir o retorno da população deslocada e acabar com situações de confinamento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?