Governo da Ucrânia critica países do Sul Global após ataque da Rússia

Em nota, embaixada da Ucrânia no Brasil criticou a “inércia” de países do Sul Global, entre eles o Brasil, diante dos ataques da Rússia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Volodymyr Zelensky
1 de 1 Volodymyr Zelensky - Foto: Reprodução

O governo ucraniano criticou os países do Sul Global, nessa terça-feira (9/9), por conta do que classificou como “inércia” diante dos recentes ataques da Rússia. Fazem parte desse grupo países em desenvolvimento, como o Brasil. A manifestação consta em comunicado enviado à imprensa pela embaixada da Ucrânia, em Brasília.

A nota foi publicada após um ataque aéreo da Rússia na região de Donetsk, que matou 24 civis. Segundo a embaixada, todas as vítimas seriam pessoas idosas.

“O mais alarmante é a insuficiente reação da comunidade internacional, em especial de alguns países que recorrem ao construto ideológico do chamado ‘Sul Global’. Essa inércia é interpretada pelo foragido da justiça internacional, Vladimir Putin — alvo de um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional — como uma permissão para prolongar a guerra”, disse o comunicado.

Segundo o governo ucraniano, a Rússia prega falsas narrativas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, justificando a guerra com uma suposta “preocupação com segurança”. Para a Ucrânia, contudo, o objetivo do país liderado por Vladimir Putin é “minar a resiliência da sociedade” do país, através de “terrorismo direcionado contra civis”.

Desde o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Brasil tem sido criticado por posicionamentos sobre o conflito no Leste Europeu. Diversas declarações do presidente brasileiro já foram classificadas pelo governo da Ucrânia como “pró-Putin”.

Após as rusgas entre os dois países, que incluíram tentativas de telefonemas de Lula sendo recusadas, o governo de Volodymyr Zelensky decidiu deixar o Brasil sem embaixador, após o diplomata que ocupava o cargo, Andrii Melnyk, deixar o posto em Brasília para assumir um cargo na Organização das Nações Unidas (ONU).

No mundo diplomático, manter uma embaixada sem um embaixador é visto como um sinal de descontentamento de um país em relação à nação que recebe a missão diplomática.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações