metropoles.com

Google é multado na Rússia em R$ 2 bi por violações de conteúdo

Alphabet, responsável pelo buscador, foi condenada por “falhas na remoção de publicações” consideradas ilegais em território russo

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
foto ilustrativa de uma pessoa usando uma lupa pare ver a logo do Google no computador
1 de 1 foto ilustrativa de uma pessoa usando uma lupa pare ver a logo do Google no computador - Foto: Reprodução

Um tribunal da Rússia condenou, nesta segunda-feira (18/7), o Google, da Alphabet, a pagar uma multa de 373 milhões de dólares (cerca de R$ 2 bilhões) após repetidas falhas na remoção de conteúdo considerado ilegal pelo governo, segundo Roskomnadzor, regulador de comunicações do país.

A Rússia se opõe à distribuição de conteúdo de plataformas de tecnologia estrangeiras que violam suas restrições. A decisão recente é apenas mais um capítulo da relação turbulenta entre a empresa com Moscou. No final do ano passado, o Google foi multado em 7,2 bilhões de rublos pelo mesmo motivo — resistir em remover ou bloquear conteúdo.

Em junho, a entidade fiscalizadora russa defendeu que o YouTube, também da Alphabet, estava deliberadamente espalhando desinformação sobre a guerra na Ucrânia.

“O site de hospedagem de vídeos YouTube promove deliberadamente a disseminação de informações enganosas sobre o progresso da operação militar especial na Ucrânia, desacreditando as forças armadas da Federação Russa”, disse o Roskomnadzor.

Em outra decisão, no início do ano, o governo de Vladimir Putin determinou o confisco da conta bancária da unidade russa do buscador, impossibilitando o pagamento de funcionários e levando a empresa a pedir proteção contra a falência.

O Google ainda pode recorrer da decisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?