Furacão Ian já causou duas mortes na Flórida, confirma governador
Equipes de resgate procuram moradores desaparecidos. Mesmo com perda de força, ainda há risco de tempestades e mortes
atualizado

O furacão Ian, que deixa estragos na Flórida (EUA) desde a quarta-feira (28/9), já causou a morte de duas pessoas, informou o governador Ron DeSantis nesta quinta (29/9). Ainda segundo o representante, Lee e Charlotte, dois condados com mais de 900 mil pessoas, estão “incomunicáveis”.
Equipes de resgate procuram pessoas desaparecidas na costa do Golfo da Flórida. O estado americano enfrenta cortes de energia, fortes ventos, ondas e chuva torrencial.
A boa notícia é que o furacão Ian perdeu força nesta quinta. Entretanto, as autoridades continuam a dizer que há risco de tempestades e mortes, mesmo com o recuo da tormenta em algumas áreas.
No centro do estado, inclusive em Orlando, cidade com parques da Disney e da Universal, há grandes riscos de inundações. Voos do Brasil para a região também foram cancelados.

Brenda Brennan se senta ao lado de um barco que empurrou seu apartamento quando o furacão Ian passou pela área em 29 de setembro de 2022 em Fort Myers, Flórida Joe Raedle/Getty Images

Rajadas de vento sopram pela Baía de Sarasota enquanto o furacão Ian se agita ao sul Sean Rayford/Getty Images

Técnicos monitoram o furacão Ian dentro do Centro Nacional de Coordenação de Resposta na sede da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) Kevin Dietsch/Getty Images

Uma árvore é arrancada por ventos fortes Sean Rayford/Getty Images

Brent Shaynore corre para um local protegido pelo vento e chuva do furacão Ian em 28 de setembro de 2022 em Sarasota, Flórida Joe Raedle/Getty Images

Furacão Ian Lokman Vural Elibol/Agência Anadolu via Getty Images
Segundo o governador, Ron DeSantis, a atenção do estado agora é voltada para resgates e fornecimento, principalmente, de água potável para os atingidos.