metropoles.com

Franceses bloqueiam ruas em protesto contra a nova Previdência Social

Ainda sem aprovação, a medida de Macron deve prorrogar a aposentadoria para 64 anos. Milhares de franceses foram às ruas nesta 5ª

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/BFMTV
Grupo de manifestantes na França - Metrópoles
1 de 1 Grupo de manifestantes na França - Metrópoles - Foto: Reprodução/BFMTV

Milhares de franceses foram às ruas para protestar contra a reformulação da Previdência Social do país, que pretende prorrogar a idade mínima da aposentadoria, que atualmente é fixada nos 62 anos, para os 64 anos. A medida põe em xeque o mandato do presidente da França, Emmanuel Macron.

Inicialmente, Macron desejava aumentar a aposentadoria de 62 anos para 65 anos. Porém, a primeira-ministra Élisabeth Borne estabeleceu a idade mínima em 64 anos. Ela também antecipou a exigência de contribuir 43 anos para receber a aposentadoria completa, para 2027.

Outra manifestação foi marcada por um intersindicato (CFDT, CGT, FO, CFE-CGC, CFTC, Unsa, Solidaires, FSU) para 31 de janeiro. A recepção entre os cidadãos franceses à decisão é um considerada “impopular”. Segundo o CGT, 2 milhões de manifestantes participaram do protesto em toda a França, incluindo 400 mil em Paris.

Segundo uma pesquisa da Ipsos publicada nessa quarta-feira (18/1), embora 81% dos franceses considerem uma reforma necessária, 61% rejeitam a propost, e 58% apoiam o movimento grevista.

Macron está fora do país porque participa de uma cúpula com o presidente espanhol, Pedro Sánchez, em Barcelona. Ele defendeu uma reforma “justa e responsável”. O francês comunicou à imprensa o pedido de manifestações “sem desordem, violência, ou destruição”.

Porém, nesta quinta (19/1), alguns internautas compartilharam nas redes sociais denúncias de agressões policiais durante a “manifestação pacífica”. “Como é possível espancar as pessoas dessa maneira”, escreveu uma mulher no Twitter. Ela também condenou a atitude policial como algo “vil”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?