França e Espanha recebem primeiras doses da vacina contra Covid-19

Países, assim como outros da União Europeia, começam a imunização contra o novo coronavírus no domingo (27/12)

atualizado 26/12/2020 9:52

vacina pfizer começa a vacinar os americanos na segunda dia 14Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images

França e Espanha receberam as primeiras doses da vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo laboratório americano Pfizer e o alemão BioNTech neste sábado (26/12), um dia antes do início da campanha de vacinação nos países.

Um caminhão refrigerado levou a remessa ao depósito da Pfizer em Guadalajara, no centro da Espanha, três dias depois de deixar a fábrica da empresa em Puurs, no nordeste da Bélgica, informou o Ministério da Saúde em nota.

Na França, as primeiras doses chegaram à farmácia central do organismo de Hospitais de Paris, nas proximidades da capital.

Quase 19,5 mil doses da vacina em 3,9 mil frascos já estão na França, segundo as autoridades da saúde do país. As primeiras injeções ocorrerão em duas casas de repouso, em Sevran, perto de Paris, e em Dijon, na região leste do país.

Como em outros países da União Europeia (UE), a vacinação começará no domingo (27/12) no dois países.

As vacinas serão distribuídas nas 17 regiões espanholas “nas próximas horas, de acordo com critérios equitativos, que coincidem em grande parte com a população”, segundo a nota do Ministério de Saúde da Espanha.

O país receberá 4,5 milhões de doses de vacinas da Pfizer nas próximas 12 semanas, que servirão para imunizar cerca de 2,3 milhões de pessoas, disse o ministério.

A previsão é que os primeiros a receber as injeções sejam os idosos em asilos e os trabalhadores desses centros. Depois, virão profissionais de saúde e pessoas em risco, como idosos e portadores de outras patologias.

As autoridades esperam ter vacinado entre 15 e 20 milhões de pessoas de uma população de 47 milhões em junho.

Últimas notícias