Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube

Apuração pelo Brasil

Mundo

França busca ajuda dos parceiros da UE para barrar extremistas

Em reunião de emergência, França convocou parceiros da União Europeia para adotar ação imediata e decisiva para endurecer as fronteiras do bloco e impedir a entrada de mais extremistas na região

20/11/2015 10:59
MINDAUGAS KULBIS/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
França busca ajuda dos parceiros da UE para barrar extremistas

A França convocou nesta sexta-feira (20/11) seus parceiros da União Europeia para adotar ação imediata e decisiva para endurecer as fronteiras do bloco e impedir a entrada de mais extremistas na região. “Nós não podemos esperar mais tempo. Isso é urgente”, disse o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.

Uma semana após os ataques coordenados reivindicados pelo Estado Islâmico que mataram 129 pessoas em Paris, Cazeneuve e os outros ministros do Interior e da Justiça da UE realizam uma reunião de emergência sobre os próximos passos para impedir novas tragédias A França e a Bélgica devem pedir que os parceiros do bloco estabeleçam regras mais duras para o controle de armas, a segurança nas fronteiras e para apreender fundos de grupos extremistas.

“Terroristas estão cruzando as fronteiras da União Europeia”, disse Cazeneuve, ao ressaltar que o bloco de 28 países precisa agir para avançar em um há tempos atrasado sistema de coleta e intercâmbio de informações sobre passageiros de aviões. O sistema deve permitir que a UE monitore melhor os extremistas e combatentes estrangeiros que chegam e partem da Síria e do Iraque, disse o ministro francês.

A ministra do Interior do Reino Unido, Theresa May, disse que a UE precisa implementar rapidamente medidas de segurança mais rígidas já decididas anteriormente. Segundo ela, há um claro vínculo entre as fronteiras mais protegidas e a segurança dos europeus.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Os ministros não devem, porém, decidir sobre qualquer medida que possa ser imediatamente introduzida. Os documentos preparados para a reunião, aos quais a Associated Press teve acesso, indicam que os ministros devem tentar avançar em prioridades já identificadas. Fonte: Associated Press.