metropoles.com

FDA aprova dose de reforço para adultos a partir dos 18 anos nos EUA

Até o momento, os EUA haviam autorizado o reforço apenas para idosos a partir dos 65 anos, imunossuprimidos e trabalhadores da saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/Metrópoles
Vacina Covid Rio de Janeiro
1 de 1 Vacina Covid Rio de Janeiro - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

O Food And Drug Administration (FDA), órgão regulador sanitário dos Estados Unidos, autorizou, nesta sexta-feira (19/11), a aplicação de doses de reforço contra a Covid-19 em adultos a partir dos 18 anos de idade.

Até o momento, os Estados Unidos haviam autorizado o reforço apenas para idosos a partir dos 65 anos,  pessoas com problemas graves de saúde e para quem frequenta locais com alta exposição ao coronavírus.

A partir de agora, todos os adultos norte-americanos poderão receber uma dose de reforço. As vacinas utilizadas serão dos laboratórios Pfizer e Moderna.

0

Para receber a dose de reforço, pacientes deverão esperar 6 meses desde a aplicação da segunda dose — caso de quem recebeu imunizantes da Pfizer ou da Moderna.

Pessoas vacinadas com o imunizante da Janssen devem aguardar ao menos 2 meses desde a aplicação da dose única para receber o reforço.

“Simplificar os critérios de elegibilidade e tornar as doses de reforço disponíveis para todos os indivíduos com 18 anos de idade ou mais também ajudará a eliminar a confusão sobre quem pode receber uma dose de reforço e garantir que elas estejam disponíveis para todos os que possam precisar de uma”, disse o diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica do FDA, Peter Marks.

De acordo com o FDA, para autorizar a aplicação da dose de reforço em todos os adultos, foram analisados dados de resposta imune em populações que já fazem a utilização de uma dose adicional de vacinas contra a Covid.

No Brasil

A medida do FDA foi anunciada na mesma semana em que o Brasil autorizou a aplicação da dose de reforço em todos os adultos de 18 anos ou mais.

No entanto, as diretrizes adotadas pelo Ministério da Saúde são diferentes: o reforço será aplicado 5 meses após a finalização do ciclo primário de vacinação.

Além disso, o governo determinou que pessoas vacinadas com o imunizante da Janssen tomem uma segunda dose da vacina 2 meses após a aplicação da dose única. Depois, reforço para essas pessoas será aplicado 5 meses após a administração da D2.

Na quinta-feira (18/11), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou ofício para o Ministério da Saúde com questionamentos sobre as doses de reforço da vacina contra a Covid-19.

O ofício da Anvisa pede “informações sobre os elementos técnicos que embasaram a decisão do MS, com a finalidade de apoiar as melhores ações de monitoramento e farmacovigilância do novo esquema vacinal adotado no país”.

A solicitação formulada pretende monitorar a execução vacinal no Brasil. Os diretores da agência pedem acesso aos estudos utilizados como suporte para as decisões anunciadas pelo Ministério da Saúde.

Um dos exemplos é o caso da Janssen. Nos Estados Unidos, o reforço do imunizante inclui duas doses, e não três.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?