metropoles.com

Faixa de Gaza: passagem de Rafah é fechada por segurança nesta quarta

Até o momento, as listas de nomes autorizados a cruzarem a fronteira da Faixa de Gaza em Rafah não incluíram brasileiros

atualizado

Compartilhar notícia

Mohammed Talatene/ Getty Images
16 de Outubro de 2023, Territórios Palestinianos, Rafah: Uma vista da passagem da fronteira de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, enquanto os palestinianos, alguns com passaportes estrangeiros, aguardam por ajuda e potencial passagem para o Egipto. De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, o número de mortos em ataques israelenses na Faixa de Gaza aumentou para cerca de 2.750 e 9.700 pessoas ficaram feridas desde que a pior escalada de violência em anos entre israelenses e palestinos começou na semana passada, enquanto, segundo a ONU, alguns 1 milhão de pessoas fugiram de suas casas no norte da Faixa de Gaza - Metrópoles
1 de 1 16 de Outubro de 2023, Territórios Palestinianos, Rafah: Uma vista da passagem da fronteira de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, enquanto os palestinianos, alguns com passaportes estrangeiros, aguardam por ajuda e potencial passagem para o Egipto. De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, o número de mortos em ataques israelenses na Faixa de Gaza aumentou para cerca de 2.750 e 9.700 pessoas ficaram feridas desde que a pior escalada de violência em anos entre israelenses e palestinos começou na semana passada, enquanto, segundo a ONU, alguns 1 milhão de pessoas fugiram de suas casas no norte da Faixa de Gaza - Metrópoles - Foto: Mohammed Talatene/ Getty Images

A passagem de Rafah, na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, foi fechada, nesta quarta-feira (8/11), por motivos de segurança. A informação foi confirmada pelo porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA), Vedant Patel.

O representante do governo norte-americano não entrou em detalhes sobre o que motivou o fechamento da passagem e se limitou a dizer que teria ocorrido por motivos de segurança.

“Isso é algo que continuaremos a trabalhar em parceria com o governo do Egito e com o governo de Israel, no sentido de garantir uma passagem segura para mais cidadãos americanos e com dupla-nacionalidade saírem [da Faixa de Gaza]”, afirmou Vedant Patel a jornalistas.

Ele ainda disse que o governo norte-americano espera que, assim que essas circunstâncias que levaram ao fechamento sejam resolvidas, a passagem volte a ser aberta, seguindo os intervalos que já vinham sendo adotados.

0

 

A passagem de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, tem sido buscada por estrangeiros e palestinos feridos desde 1º de novembro. No entanto, apenas têm autorização para cruzar a fronteira aquelas pessoas cujos nomes constam em uma lista elaborada por autoridades do Egito e de Israel — ela é divulgada a cada dia.

Até o momento, as autoridades liberaram seis listas, com centenas de nomes. Em nenhuma delas, porém, constavam os 34 brasileiros e familiares que seguem à espera de autorização para deixar a região.

Nesta quarta-feira (8/11), venceu o prazo dado pelo chanceler de Israel, Eli Cohen, para incluir o grupo na lista de pessoas autorizadas a cruzarem a fronteira entre o território palestino e o Egito.

Deve haver nova tentativa nesta quinta-feira (9/11).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações