metropoles.com

“Essa espiral de caos precisa acabar”, cobra Macron após ataque do Irã

Presidente francês manifestou solidariedade ao Catar, que foi alvo de ataque do Irã, e pediu a retomada das negociações

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Antoine Gyori – Corbis/Corbis via Getty Images
Foto colorida do presidente da França, Emmanuel Macron - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente da França, Emmanuel Macron - Metrópoles - Foto: Antoine Gyori – Corbis/Corbis via Getty Images

O presidente da França, Emmanuel Macron, pediu nesta segunda-feira (23/6) que os países envolvidos no conflito do Oriente Médio “exerçam máxima contenção” e retomem negociações, após o ataque do Irã contra base americana no Catar. Em uma publicação nas redes sociais, o líder francês disse que “essa espiral de caos precisa acabar”.

“Expresso a solidariedade da França ao Catar, que foi atingido pelo Irã em seu território. Estou em contato com as autoridades do país e nossos parceiros na região. Apelo a todas as partes para que exerçam a máxima contenção, reduzam a tensão e retornem à mesa de negociações. Esta espiral de caos precisa acabar”, escreveu Macron.

Nesta segunda, o Catar informou ter interceptado mísseis iranianos que tinham como alvo a base Al Udeid, a maior instalação militar dos Estados Unidos no Oriente Médio. De acordo com os governos de Catar e Estados Unidos, o ataque não causou mortes ou danos.


O que está acontecendo

  • Tendo como alvo a sede da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC), Israel voltou a lançar ataques aéreos contra o país, nesta segunda-feira (23/6), com “intensidade sem precedentes” ao “coração de Teerã”, capital do Irã.
  • Segundo o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, entre os alvos estavam o quartel-general de Basij, a Prisão de Evin, “para presos políticos e opositores do regime”, o relógio da Destruição de Israel, localizado na Praça Palestina, e o quartel-general de segurança interna da Guarda Revolucionária.
  • O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do Irã realiza, nesta segunda-feira (23/6), a 21ª operação com mísseis desde o início do conflito com Israel, no último dia 13 de junho. A ação adota uma nova tática ao lançar um ataque combinado de mísseis e drones contra múltiplos alvos em outras regiões de Israel.
  • De acordo com um comunicado oficial do IRGC, foram usados mísseis de propulsão sólida e líquida, além de drones suicidas, para atingir áreas estratégicas espalhadas de norte ao sul do território israelense.
  • No último sábado (21/6), os Estados Unidos entraram oficialmente na guerra, após bombardear três instalações nucleares do Irã.

Após a ofensiva, Catar, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes e Bahrein determinaram o fechamento do tráfego aéreo como medida de precaução.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?