metropoles.com

Importante indicador dos EUA cai novamente e indica recessão

Barômetro tem queda pela sexta vez e indica que economia americana entrará em recessão neste ano, afetando outros países

atualizado

Compartilhar notícia

Anna Moneymaker/Getty ImagesAnna Moneymaker/Getty Images
hasteada a meio mastro devido ao falecimento da rainha Elizabeth II no Capitólio dos EUA Washington, DC
1 de 1 hasteada a meio mastro devido ao falecimento da rainha Elizabeth II no Capitólio dos EUA Washington, DC - Foto: Anna Moneymaker/Getty ImagesAnna Moneymaker/Getty Images

Um dos indicadores mais abrangentes sobre a saúde da economia dos Estados Unidos, conhecido como Barômetro ou Conference Board, caiu em agosto – esta é a sexta baixa consecutiva. “Nossa equipe de previsão projeta uma recessão nos EUA até o final de 2022 e possíveis desacelerações em várias outras economias importantes”, diz a publicação.

A sequência de quedas reforça as preocupações sobre uma possível recessão da economia norte-americana em meio ao rescaldo da pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia. 

Apesar do contexto geopolítico, o que potencializa as preocupações é o “aperto” da política monetária. Com uma inflação em 8,3%, o Federal Reserve (Fed) subiu os juros dos EUA em 0,75 ponto percentual tentar abaixar a inflação no país. Agora, a taxa está entre 3% e 3,25%. 

A inflação é acompanhada de uma sequência do encolhimento da economia americana. O produto interno bruno (PIB) caiu 0,9% no 2° trimestre e 1,6% no primeiro trimestre, conforme os dados do Escritório de Análises Econômicas (BEA, em inglês).

Apesar do cenário de atenção, ainda é difícil cravar que uma há uma recessão de imediato, mesmo que declarada tecnicamente. O mercado de trabalho nos EUA está aquecido, sendo este um indicador positivo à economia.

Recessões costumam ser acompanhadas por demissões em massa. As recessões são oficializadas por um painel de economistas do National Bureau of Economic Research.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?