metropoles.com

Dieselgate: Porsche é multada em 535 milhões de euros

A subsidiária da Volkswagen participou do escândalo de manipulação de emissões de motores a diesel

atualizado

Compartilhar notícia

porsche-cayenne-06
1 de 1 porsche-cayenne-06 - Foto: null

A Porsche, uma subsidiária da Volkswagen, foi multada em 535 milhões de euros por sua participação no escândalo de manipulação de emissões de motores a diesel, o chamado dieselgate. A promotoria de Stuttgart, no sul da Alemanha, afirmou que a multa foi aplicada devido a “violações negligentes de tarefas de supervisão” no centro de desenvolvimento da montadora, a partir de 2009. A Porsche afirmou que não vai recorrer da decisão.

No fim de 2018, a montadora de veículos esportivos já havia anunciado que não vai mais utilizar motores a diesel. O Porsche Cayenne foi um dos veículos equipados com motores fraudulentos A Porsche nunca desenvolveu ou fabricou motores a diesel, mas comprou modelos V6 e V8 de outra subsidiária da Volkswagen, a Audi, para utilizá-los em seus modelos Panamera, Cayenne e Macan.

A promotoria de Stuttgart afirmou que ao menos 99 mil veículos da Porsche foram fraudados. O escândalo de emissões veio à tona em 2015. Depois de investigações de autoridades americanas, a Volkswagen reconheceu que equipou cerca de 11 milhões de carros, em todo o mundo, com software que enganava os testes de emissões de poluentes. O software identificava quando o veículo estava em teste e aí reduzia as emissões do motor.

A Volkswagen foi multada em 1 bilhão de euros pela promotoria de Braunschweig, no leste da Alemanha, por causa da prática. A Audi foi multada em 800 milhões de euros devido à fraude. Em todo o mundo, as multas e os acertos fechados já custaram cerca de 30 bilhões de euros à Volkswagen.

Em abril de 2019, a promotoria de Braunschweig indiciou o ex-presidente da Volkswagen Martin Winterkorn e cinco outros ex-diretores por “fraude extremamente grave”. A pena máxima é de dez anos de cadeia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?