metropoles.com

Diário de guerra: Rússia muda estratégia e Biden fala em “massacre”

O Metrópoles reúne principais notícias do conflito: presidente dos EUA defende democracia e negociadores reclamam da estagnação em conversas

atualizado

Compartilhar notícia

Andriy Dubchak / dia images via Getty Images
militar ucraniano é e visto proximo ao shopping Retroville após um ataque de bombardeio russo que matou oito pessoas em Kiev, Ucrânia
1 de 1 militar ucraniano é e visto proximo ao shopping Retroville após um ataque de bombardeio russo que matou oito pessoas em Kiev, Ucrânia - Foto: Andriy Dubchak / dia images via Getty Images

Passado um mês do início da guerra na Ucrânia, a Rússia reorganizou a estratégia militar de ataques. Agora, o Exército concentrará esforços em dominar a região de Donbass – situada no leste do país e considerada separatista pró-Rússia.

A decisão é interpretada por analistas como um recuo da ambição russa na guerra. Em pronunciamento em Moscou, Sergei Rudskoy, um oficial de alto escalão do Exército local, disse que a intenção da nova fase da ofensiva é “libertar” totalmente o leste ucraniano.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um discurso reflexivo aos soldados americanos que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Na Polônia, o chefe da Casa Branca defendeu a democracia e condenou o que chamou de “massacre” na Ucrânia.

Biden fez duras críticas ao conflito no Leste Europeu e reafirmou a necessidade de “liberdade”. “É um momento perigoso, há pessoas sofrendo na Ucrânia”, concluiu.

Sobra insatisfação para russos e ucranianos. Representantes dos dois países reclamaram da estagnação na negociação do acordo de cessar-fogo.

Um dia após receber severas críticas de órgãos internacionais e dos Estados Unidos, o presidente russo, Vladimir Putin, mostrou disposição para continuar a guerra na Ucrânia. Mesmo isolado economicamente, o chefe do Kremlin minimizou a influência do Ocidente na sociedade russa.

Veja, a seguir, os principais fatos do dia selecionados pelo Metrópoles:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?