Desfile de Carnaval causa polêmica na internet com ala nazista

O grupo seguia dançando em frente a uma alegoria que representava um crematório, levando uma mulher como destaque no alto

Reprodução/YouTube

atualizado 28/02/2020 11:07

Um desfile de Carnaval realizada em Campo de Criptana, a cerca de 120km de Madri, na Espanha, causou revolta nas redes sociais depois que um vídeo de parte da apresentação viralizou. Na passagem do grupo de foliões, no domingo (23/2), alguns deles vestiam trajes nazistas.

O grupo seguia dançando em frente a uma alegoria que representava um crematório, levando uma mulher como destaque no alto (veja o vídeo aqui).

0

Outro grupo, de mulheres, usava fantasias de prisioneiros judeus de campos de concentração. Elas agitavam bandeiras de Israel, seguindo atrás do carro alegórico.

Segundo o jornal Times of Israel, o ator é uma referência à prática comum em campos de concentração durante o Holocausto.

A embaixada israelense em Madri protestou sobre o caso na terça-feira (25/2) ao governo da Espanha.

“Condenamos a representação vil e repugnante que desrespeita as vítimas do Holocausto (…), tirando sarro do assassinato de milhões de judeus pelos nazistas. As nações europeias devem combater coletivamente o anti-semitismo”, escreveu a embaixada no Twitter.

Judeus como formigas

No domingo, uma procissão de carnaval em Aalst, na Bélgica, exibiu fantasias de judeus ultraortodoxos descritos como formigas.

Dezenas de outros participantes usavam narizes falsos com ganchos baseados em estereótipos judaicos.

Um grupo de participantes usava uniformes pretos brilhantes e braçadeiras vermelhas que evocavam os uniformes nazistas.

Um terceiro grupo vestido de judeu carregava uma placa que advertia os leitores “a não dizer a verdade sobre o judeu”.

Últimas notícias