Delcy elogia Trump por retomada de laços diplomáticos com a Venezuela

Presidente interina da Venezuela defende diálogo diplomático após anúncio de reaproximação entre Caracas e Washington

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Carla Sena/Arte Metrópoles
Imagem colorida mostra ilustração com Donald Trump, Delcy Rodríguez e ao fundo a bandeira da Venezuela - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra ilustração com Donald Trump, Delcy Rodríguez e ao fundo a bandeira da Venezuela - Metrópoles - Foto: Carla Sena/Arte Metrópoles

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, elogiou neste sábado (7/3) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela decisão de restabelecer as relações diplomáticas com o país. Em publicação na rede social X, Rodríguez afirmou que a medida representa um reconhecimento da Venezuela e de seu papel no cenário internacional.

Segundo ela, Caracas está disposta a construir um relacionamento duradouro com os EUA baseado no respeito e na cooperação.

“Saudamos esta decisão como um reconhecimento do povo venezuelano e de sua justa causa em busca da verdade sobre o nosso país”, escreveu. A presidente interina também afirmou que o governo venezuelano pretende desenvolver uma agenda conjunta que fortaleça a colaboração entre as duas nações. “Reiteramos nossa disposição em construir relações de longo prazo baseadas no respeito mútuo e na igualdade”, escreveu.

Rodríguez acrescentou ainda que o diálogo diplomático é o caminho para resolver divergências entre os países. “Reafirmamos que o diálogo diplomático é o caminho virtuoso para resolver nossas diferenças e avançar nos pontos de acordo”, disse.

Também neste sábado, Trump fez comentários sobre a relação com o governo venezuelano durante um encontro com líderes latinos realizado em seu resort em Trump National Doral Miami. O presidente afirmou que Rodríguez tem colaborado com os Estados Unidos desde o ataque ocorrido em Caracas no início do ano e elogiou o trabalho da dirigente venezuelana.

“Ela está fazendo um trabalho fantástico, mas só digo isso porque está colaborando com os EUA. Se não, diria que está fazendo um trabalho horrível”, afirmou.

Trump também declarou nesta semana que a Venezuela está “estabilizada” e voltou a elogiar a gestão interina. “Temos uma pessoa maravilhosa como presidente eleita, Delcy Rodríguez, e ela e sua equipe têm feito um trabalho fantástico conosco”, disse.

Retomada das relações diplomáticas

O restabelecimento das relações diplomáticas foi anunciado na última quinta-feira (5/3) pelo Departamento de Estado dos EUA. A decisão ocorreu dois meses após a captura do ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas, operação conduzida após uma intervenção militar liderada pelos Estados Unidos.

Em comunicado, Washington informou que os dois países concordaram em retomar as relações diplomáticas e consulares. Segundo o governo americano, a medida busca facilitar ações conjuntas voltadas à estabilidade e à recuperação econômica da Venezuela.

“O passo facilitará nossos esforços conjuntos para promover a estabilidade, apoiar a recuperação econômica e avançar na reconciliação política”, afirmou o Departamento de Estado. O texto também destaca que a cooperação pretende criar condições para uma transição política gradual e pacífica no país.

O processo de reaproximação entre os dois países inclui a ampliação da presença diplomática. A embaixada dos Estados Unidos em Caracas foi reaberta em fevereiro, com a chegada da diplomata Laura Dogu, responsável pelos assuntos relacionados à Venezuela. Do lado venezuelano, Rodríguez indicou o ex-chanceler Félix Plasencia como representante do país em Washington. A ida dele para a capital norte-americana, porém, ainda não foi confirmada.

Apesar da reaproximação diplomática, o futuro político da Venezuela segue indefinido. O governo americano afirmou que o objetivo da cooperação é criar condições para uma transição democrática no país, mas ainda não há data para a realização de eleições. Entre os possíveis movimentos políticos está o retorno da líder da oposição María Corina Machado. Ela anunciou na semana passada a intenção de voltar ao país após viver fora da Venezuela por cerca de um ano.

Machado deixou o território venezuelano após permanecer escondida durante meses e ganhou destaque internacional ao receber o Prêmio Nobel da Paz em dezembro passado. Agora, a oposição avalia se o novo cenário político permitirá sua participação no processo de reorganização institucional do país.

Relações rompidas desde 2019

As relações diplomáticas entre os dois países estavam suspensas desde janeiro de 2019. Na época, Maduro rompeu os laços com Washington após Trump reconhecer o líder opositor Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.

A nova fase nas relações entre Caracas e Washington começou a se desenhar após a operação que resultou na prisão de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. Ambos aguardam julgamento em Nova York.

Após a captura, Trump decidiu manter a estrutura política ligada ao chavismo no comando do país, nomeando Delcy Rodríguez como presidente interina. Ela passou a governar ao lado de seu irmão, Jorge Rodríguez, figura influente dentro do movimento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?