Crise de sinusite faz cabeça de homem ficar quatro vezes maior

O homem não consegue mais enxergar por conta do inchaço, o que impede a manutenção de seu trabalho

ReproduçãoReprodução

atualizado 19/07/2019 11:55

Ainda que sejam extremamente desagradáveis, crises de sinusite costumam ser contornáveis. Mas o caso do filipino Romulo Pilapil, de 56 anos, mostra que essa inflamação pode ser algo dramático. Sofrendo de um quadro definido como grave pelos médicos, ele tem um inchaço que fez sua cabeça ficar quatro vezes do que o tamanho normal.

Morador da cidade de Ormoc, ele começou a sentir os sintomas da doença há três anos — coceira nos olhos, nariz vermelho, entre outros — e, apesar de receber medicação, não via o quadro melhorar. Sem dinheiro para continuar o tratamento, ele fez sua última visita a um centro de saúde há um ano.

Um profissional da unidade sugeriu que Romulo fosse se tratar na capital do país, Manila, mas isso seria ainda mais caro, segundo o jornal Metro. O homem segue em agonia, a ponto de não conseguir enxergar por conta do inchaço, o que impede que ele mantenha seu trabalho como carpinteiro.

Reprodução

Dessa forma, a mulher e os três filhos precisam trabalhar para garantir que a casa tenha algum sustento. Ainda que os médicos tenham dito que seu quadro é de sinusite, Romulo nunca mais fez outro exame para entender, de fato, sua situação.

Últimas notícias