Conheça Zaila Avant-Garde, a garota que entrou para a história nos EUA

Com 14 anos, famosa recordista se tornou a primeira afro-americana a vencer o maior concurso de soletração para a adolescentes do país

atualizado 11/07/2021 12:45

Zaila Avant-garde

Seu nome, em francês, já anuncia que ela está à frente de muita gente. Com apenas 14 anos, Zaila Avant-Garde coleciona recordes mundiais e grandes feitos.

O mais recente foi conquistado na última quinta-feira (8/7), quando a garota deixou para trás 10 finalistas do Concurso Nacional de Soletração dos Estados Unidos, o Spelling Bee. Com a vitória, Zaila se tornou a primeira competidora afro-americana a ganhar a disputa voltada para adolescentes.

Estudante da oitava série do ensino fundamental em Nova Orleans, capital do estado de Louisiana, no Sudeste dos Estados Unidos, Zaila começou a soletrar em competições há apenas dois anos.

Essa, entretanto,  não é sua primeira conquista. A garota também bateu três recordes mundiais no Guinness World Records, por driblar, saltar e fazer malabarismos com uma bola de basquete. Tudo isso antes de chegar ao nono ano do ensino fundamental.

“Ganhar, enfim, a competição, com o melhor resultado possível, é realmente muito bom”, afirmou Zaila ao programa Good Morning America na sexta-feira (9/7), segundo reportagem do New York Times.

“Murraya”

A palavra que fez Zaila entrar para a história dos Estados Unidos, após centenas de competidores terem falhado, é considerada um pesadelo do dicionário americano: “murraya”, que significa murta, um tipo de planta utilizada em jardins e projetos paisagísticos.

Quando a jovem soletrou corretamente a palavra, levou as mãos na cabeça e rodopiou com braços abertos enquanto recebia a chuva de confete que encheu o palco. Zaila ganhou o prêmio de US$ 50 mil, equivalente a R$ 262 mil.

Ela foi a primeira estudante do estado de Louisiana a ganhar o concurso. Antes dela, a primeira ganhadora negra a levar o prêmio foi a jovem jamaicana Jody-Anne Maxwell, que tinha 12 anos à época, em 1998. Segundo Zaila, embora esteja muito feliz por ser a primeira pessoa afro-americana a conquistar essa vitória, deseja ver mais competidores negros no concurso de soletração.

“Eu espero que, em alguns anos, eu possa ver muito mais mulheres afro-americanas, e homens também, se saindo muito bem no Concurso Nacional de Soletração”, disse Zaila, que considera a competição uma “porta de entrada para o interesse na educação”.

Figuras relevantes, como a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, e a filha mais nova de Martin Luther King, Bernice King, celebraram a vitória de Zaila. A prefeita de Nova Orleans, LaToya Cantrell, felicitou a jovem nas redes sociais: “Quanta #blackgirlmagic! Estamos muito orgulhosos de você!!”, escreveu.

Colecionadora

A talentosa Zaila Avant-Garde – que teve o sobrenome trocado, anos antes, pelo próprio pai, para homenagear o ícone do jazz John Coltrane – também é jogadora de basquete.

Ela conseguiu bater três recordes mundiais da Guinness: primeiro, alcançou o maior número de bolas de basquete sendo dribladas simultaneamente (seis bolas por 30 segundos); depois, o maior número de batidas de uma bola de basquete no chão (307 batidas em 30 segundos); e, por fim, o maior número de malabarismos com a bola de basquete batendo no chão em apenas um minuto (255, usando 4 bolas).

Em 2018, a jovem participou de um comercial com a estrela da NBA Steph Curry, com quem exibiu suas habilidades no basquete.

Últimas notícias