metropoles.com

Conheça o primeiro registro de um animal com duas cabeças

O fóssil é de um pequeno réptil que, segundo os dados apontam, ainda estava em uma posição embrionária quando foi fossilizado

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Fóssil de Diapsid (Sinohydrosaurus lingyuanensis) de duas cabeças da Formação Yixian
1 de 1 Fóssil de Diapsid (Sinohydrosaurus lingyuanensis) de duas cabeças da Formação Yixian - Foto: Divulgação

Em 2007, foi encontrado um fóssil incomum, um esqueleto de réptil muito pequeno, com cerca de 90 mm de comprimento e uma idade aproximada de 131 a 120 milhões de anos, na formação geológica de Yixian, província de Liaoning, no nordeste da China, presumivelmente embrionário ou neonatal, com duas cabeças e dois conjuntos de vértebras cervicais, o que parece ser o registro mais antigo de tal malformação de desenvolvimento em vertebrados, conhecida como bifurcação axial, bem documentada em vários grupos de répteis hoje em dia, especialmente entre as tartarugas, cobras e outros mais.

Este fóssil é um réptil de Diapsídeo (Sinohydrosaurus lingyuanensis), da Formação Yixian, hoje se encontra no Museu Paleontológico de Shenzhen, na China. O revestimento muito fino do sedimento ainda parcialmente cobrindo alguns dos ossos mostra que o espécime não foi adulterado. Além de seu tamanho pequeno (comprimento total até 90 mm), a atitude enroscada sugere que ele ainda estava em uma posição embrionária quando foi fossilizado.

Leia mais no SoCientífica, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia