metropoles.com

Cliente de avião russo sancionado que passou no Brasil pediu anonimato

Avião russo sancionado pelos EUA pousou no Brasil no início da semana, antes de decolar rumo à Venezuela

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images
Imagem colorida mostra avião da Rússia - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra avião da Rússia - Metrópoles - Foto: Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images

O caso envolvendo um avião russo sancionado pelo governo dos Estados Unidos, que passou pelo Brasil no início da semana, continua cercado de mistérios. Isso porque o cliente da Aviacon Zitotrans pediu para não ser identificado, segundo informações obtidas pela Metrópoles junto à empresa.

“Nossa companhia aérea opera voos fretados de carga”, informou a assessoria de imprensa. “No entanto, nosso cliente que reservou o voo solicitou que não divulgássemos nenhuma informação comercial relacionada aos seus negócios”.

A aeronave Ilyushin IL-76 decolou de Moscou, na Rússia, em 5 de agosto. O voo passou por Azerbaijão, Argélia e Guiné, antes de pousar no Aeroporto Internacional de Brasília no domingo (10/8).

Segundo a Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA (Ofac), a empresa é acusada de facilitar o transporte de equipamento militar russo para a Venezuela e países da África — o que viola outras sanções econômicas aplicadas contra a Rússia.

Cliente de avião russo sancionado que passou no Brasil pediu anonimato - destaque galeria
2 imagens
Após deixar o Brasil, aeronave foi para a Venezuela
Avião russo decolou de Moscou no último dia 5 de agosto
1 de 2

Avião russo decolou de Moscou no último dia 5 de agosto

Reprodução/FlightRadar24
Após deixar o Brasil, aeronave foi para a Venezuela
2 de 2

Após deixar o Brasil, aeronave foi para a Venezuela

Reprodução/FlightRadar24

O avião da companhia Aviacon Zitotrans permaneceu em solo brasileiro durante três dias, até decolar rumo à Colômbia. De lá, o voo partiu para a capital da Venezuela, Caracas.

Desde 2023, a Aviacon Zitotrans é alvo de sanções norte-americanas. O avião que passou pelo Brasil, com matricula RA-78765, é uma das quatro aeronaves da empresa sancionadas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?