metropoles.com

Claudia Goldin vence Nobel de Economia

Economista norte-americana Claudia Goldin venceu o Nobel por conseguir comprovar em sua pesquisa a disparidade salarial entre gêneros

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Princeton University Press
Imagem colorida da historiadora econômica Claudia Goldin - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da historiadora econômica Claudia Goldin - Metrópoles - Foto: Reprodução/Princeton University Press

A historiadora econômica norte-americana Claudia Goldin foi nomeada vencedora do Prêmio Nobel de Economia nesta segunda-feira (9/10). Ela entra para a história como a terceira mulher a vencer a categoria.

A última edição da categoria na premiação dividiu o prêmio entre os economistas Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig. O trio desenvolveu modelos teóricos que explicam por que os bancos existem, como seu papel na sociedade os torna vulneráveis ​​e como a sociedade pode diminuir essa vulnerabilidade.

Goldin é professora de economia na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América (EUA). Também é codiretora do Grupo de Estudo de Gênero na Economia do Bureau Nacional de Pesquisa Econômica (NBER), e já foi diretora do programa de Desenvolvimento da Economia Americana do mesmo instituto por 28 anos.

Claudia é laureada pela premiação devido à comprovação de seus estudos, que explicaram a disparidade salarial e de oportunidade entre homens e mulheres, conhecida como gender gap (“lacuna de gênero”, em tradução livre).

Ela agora integra a lista de 92 vencedores conhecidos como os melhores e mais influentes economistas do século. Desde a criação do Nobel de Economia, apenas duas mulheres haviam vencido a categoria: Elinor Ostrom, em 2009, e Esther Duflo, em 2019. Agora, Claudia Goldin integra a lista.

Além de Claudia Goldin, outros nomes do Nobel

São originalmente cinco categorias: Física, Química, Psicologia ou Medicina, Literatura e Paz. O prêmio de Economia foi adicionado em 1968.

Foram laureados os vencedores de Física, com os pesquisadores de elétron Pierre Agostini, Ferenc Krausz, e Anne L’Huillier; Paz, pela ativista iraniana Narges Mohammadi; Medicina, para a húngara Katalin Karikó e o norte-americano Drew Weissman; Química, com Moungi Bawendi, Louis E. Brus e Alexey Ekimov; Literatura, para o norueguês Jon Fosse; e Economia, com Claudia Goldin.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?