“Polícia” descobre buraco negro estelar “adormecido” em galáxia anã

Divulgação/ESO
Buraco Negro
1 de 1 Buraco Negro - Foto: Divulgação/ESO

Localizado em uma galáxia anã próxima à Via Láctea, um buraco negro de massa estelar “adormecido” foi encontrado depois de seis anos de muita observação. O objeto, identificado pelo Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu Austral (ESO), no Chile, orbita outra estrela.

Após estudo publicado pela revista científica Nature Astronomy, nesta segunda-feira (18/7), pesquisadores celebraram o feito histórico. “Encontramos uma agulha no palheiro”, disse Tomer Shenar, o principal autor do estudo.

Batizada pela ESO de “polícia dos buracos negros”, a equipe de astrônomos responsável pela descoberta passou três anos elencando possíveis buracos negros “adormecidos”. Acontece que os objetos são difíceis de detectar, uma vez que ficam quase invisíveis no espaço.

Mas somente agora o grupo conseguiu localizar, na vastidão do universo, o primeiro buraco negro estelar adormecido. Este em questão fica na Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã perto da nossa. Ela orbita uma estrela ainda viva.

Um buraco negro estelar se difere do supermassivo por ter sido uma estrela e é bem menor. Os supermassivos, que geralmente ficam no meio de uma galáxia, tem suas origens ainda desconhecidas.