metropoles.com

Após foto, cientistas revelam som do buraco negro no centro da galáxia

Sagitário A* está a uma distância de 26 mil anos-luz da Terra e possui 6,5 milhões de massas solares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Buraco negro
1 de 1 Buraco negro - Foto: Divulgação

Além da primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia, a Via Láctea, cientistas do Event Horizon Telescope (EHT) revelaram, nessa quinta-feira (12/5), o som emitido pelo Sagitário A*.

Por meio de um processo chamado sonificação, que cruza diversos dados astronômicos, os pesquisadores conseguiram captar o “barulho” do buraco negro e divulgaram os resultados em conferência de imprensa.

Astrofísico da Universidade Radboud, na Holanda, Heino Falcke celebrou o feito científico histórico: “É um sonho que se torna realidade após décadas de trabalho […] Eu sempre soube que esse dia chegaria, mas nunca esperei que fosse tão claro e impressionante”.

O Sagitário A*

O Sagitário A* está a uma distância de 26 mil anos-luz da Terra, na constelação de Sagitário, onde se localiza o centro da Via Láctea. O buraco negro possui 6,5 milhões de massas solares. Sua origem ainda é desconhecida, mas, após estudo de sua imagem, cientistas concluíram que ele está virado em nossa direção.

O buraco negro foi estudado por anos e seu registro em imagem só foi possível graças ao Event Horizont Telescope (Telescópio do Horizonte de Eventos), que conta com 11 radiotelescópios pela Terra e possui observatórios espaciais em 8 locais do mundo.

Geofrrey Bower, cientista do projeto, afirmou ter ficado surpreso “ao ver como o tamanho do anel que observamos está tão de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein”.

“Estas observações sem precedentes aumentaram grandemente o nosso conhecimento do que acontece mesmo no centro da nossa Galáxia e nos dão novas pistas sobre como é que estes buracos negros gigantes interagem com o meio que os rodeia”, disse.

Em 2019, o mesmo grupo de pesquisadores já havia revelado a primeira imagem de um buraco negro supermassivo, no centro da galáxia M87, localizado a uma distância de 55 milhões de anos-luz da Terra.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?