metropoles.com

Pesquisa chefiada por brasileira mostra buraco negro em alta definição

Brasileira Lia Medeiros comandou pesquisa que deu mais detalhes à foto “borrada” do buraco negro M87*, captada pelo Event Horizon Telescope

atualizado

Compartilhar notícia

A primeira imagem de um buraco negro, feita em 2019, ganhou maior definição e detalhes inéditos com estudo da astrofísica brasileira Lia Medeiros divulgado nesta quinta-feira (13/4).

Por meio do trabalho da pesquisadora, a primeira foto aparentemente “borrada” do M87* (nome dado ao buraco negro) ganhou maior nitidez. O resultado é fruto de pesquisa chefiada pela brasileira, com a participação de outros cientistas do projeto de colaboração internacional Event Horizon Telescope (EHT Telescópio do Horizonte de Eventos, em tradução livre).

“Com a primeira imagem de M87*, aprendemos muito sobre o buraco negro em si e sobre como ele engole a matéria ao seu redor. Agora, com essa nova imagem mais nítida, vamos poder fazer novos testes da gravidade e aprender mais ainda sobre o que está acontecendo com a matéria ao redor do buraco negro”, detalha Lia em entrevista ao G1.

Confira abaixo a foto original de 2019:

 

buraco negro
Esta foi a primeira imagem divulgada da sombra de um buraco negro: era o mais perto que cientistas poderiam chegar de uma imagem do próprio buraco negro, um objeto completamente escuro do qual nem a luz não pode escapar

O buraco negro está a cerca de 50 milhões de anos-luz da Terra. Apesar de ter um aspecto de “rosquinha” luminosa, o objeto astronômico, na verdade, é invisível aos olhos humanos, já que nem a luz consegue escapar de ser atraída pelos buracos negros.

Para dar maior definição à imagem, os pesquisadores usaram dados de observações de 2017 do EHT e, por meio de algoritmos sofisticados e uso de inteligência artificial, deram uma cara nova ao registro.

“Como não podemos estudar os buracos negros de perto, os detalhes de uma foto desempenham um papel crucial na compreensão de seu comportamento”, ressaltou Lia ao G1.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações