*
 

A China anunciou nesta segunda-feira (2/4) a imposição de tarifas comerciais sobre um conjunto de 128 produtos norte-americanos, por conta das medidas que os Estados Unidos anunciaram no mês passado sobre as importações de aço e alumínio chineses.

Entre os itens, estão frutas, frutas secas e vinho, que terão tarifa de 15%, enquanto suínos e afins serão taxados em 25%, segundo anúncio do Ministério do Comércio chinês. A medida, já em vigor, é uma resposta à taxação de 25% nas importações de aço e 15% nas de alumínio procedentes da China.

Em outro comunicado, o Ministério do Comércio chinês pediu aos Estados Unidos que retirem suas medidas contra o aço e o alumínio. Segundo Pequim, elas violam as normas da Organização Mundial de Comércio (OMC).

A China já tinha anunciado, no dia 23 de março, que iria impor essas tarifas se os EUA seguissem adiante com seus planos de tributar as importações de aço e alumínio. Mesmo assim, Pequim sempre insistiu que desejava evitar uma guerra comercial e advertiu o governo norte-americano para não abrir “uma caixa de Pandora”.

 

 

COMENTE

ChinaEUAtarifas do aço e alumíniotarifas comerciais
comunicar erro à redação

Leia mais: Mundo