metropoles.com

Capacetes Brancos pedem ajuda após terremoto na Síria: “Difícil”

Segundo voluntário, o nordeste da Síria agora é uma “área de desastre”; ele pediu à comunidade internacional reforços para salvar a todos

atualizado

Compartilhar notícia

Anas Alkharboutli/picture alliance via Getty Images
pessoas se organizam em meio a escombros para resgate
1 de 1 pessoas se organizam em meio a escombros para resgate - Foto: Anas Alkharboutli/picture alliance via Getty Images

Após o terremoto de magnitude de 7,8 graus atingir a Turquia e a Síria na manhã desta segunda-feira (6/2), um membro da organização Capacetes Brancos pediu ajuda.

“Centenas de civis foram mortos e talvez milhares de pessoas ficaram feridas por um terremoto no nordeste da Síria algumas horas atrás. Muitos edifícios em diferentes cidades e vilas no nordeste da Síria desabaram, destruídos por este terremoto”, descreveu.

Veja o vídeo:

Os Capacetes Brancos atua na Síria desde 2014, após a deflagração da guerra civil no país, em 2011. A ONG também se denomina Defesa Civil da Síria. O relato do membro dos Capacetes Brancos foi divulgado pela própria organização.

Segundo o voluntário, os membros dos Capacetes Brancos não estão medindo esforços para resgatar a todas as pessoas presas em escombros, mas precisam de ajuda internacional.

“Estamos tentando salvar todas as pessoas dos escombros, mas é uma tarefa muito difícil pra nós. Precisamos de ajuda, precisamos que a comunidade internacional faça algo, nos ajude, nos apoie”, pede o voluntário. “O nordeste da Síria agora é uma área de desastre, precisamos da ajuda de todos para salvar nosso povo”, finaliza.

0

Manifestações da comunidade internacional

Nesta segunda, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que está providenciando formas de enviar ajuda humanitária às vítimas do terremoto.

“Por meio da Agência Brasileira de Cooperação e em coordenação com os países das áreas atingidas, o governo brasileiro está providenciando formas de oferecer ajuda humanitária às populações afetadas pelo terremoto”, disse o Itamaraty.

Macron, Meloni e outros líderes oferecem ajuda para Turquia e Síria

O presidente francês Emmanuel Macron afirmou no Twitter que o país europeu está pronto para oferecer ajuda. “Imagens terríveis chegam até nós da Turquia e da Síria após um terremoto de força sem precedentes. A França está pronta para fornecer ajuda de emergência às populações no local. Nossos pensamentos estão com as famílias enlutadas”, escreveu

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, escreveu que acompanha de perto os desdobramentos do devastador terremoto. “Expresso minha solidariedade às pessoas afetadas. A Proteção Civil italiana já tem disponibilidade para contribuir com os primeiros socorros”, afirmou ela.

O Alto Representante da União Europeia para Política Externa e de Segurança, Josep Borrell Fontelles, informou que já mobilizou equipes de busca e salvamento para a Turquia, que faz parte do bloco europeu, “e está pronto para apoiar as pessoas afetadas na Síria”.

“Nossos pensamentos estão com todos aqueles que perderam entes queridos e com os bravos socorristas”, escreveu ainda. Ainda ofereceram ajuda os primeiros-ministros da Ucrânia e da Alemanha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?