metropoles.com

Itamaraty estuda envio de ajuda humanitária para a Síria e a Turquia

Não há brasileiros entre vítimas da tragédia. Terremoto com 7,8 graus de magnitude atingiu região e mais de 2 mil pessoas morreram

atualizado

Compartilhar notícia

Rauf Maltas/Anadolu Agency via Getty Images
Imagem colorida mostra faixa amarela e escombros após Terremoto na Turquia e na Síria - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra faixa amarela e escombros após Terremoto na Turquia e na Síria - Metrópoles - Foto: Rauf Maltas/Anadolu Agency via Getty Images

O Ministério das Relações Exteriores informou, nesta segunda-feira (6/2), que está providenciando formas de enviar ajuda humanitária às vítimas do terremoto de grande magnitude que atingiu a Turquia e a Síria esta manhã. Em nota, o Itamaraty afirmou que não há registro de brasileiros entre as vítimas da tragédia.

O sul da Turquia e o norte da Síria sofreram forte terremoto com magnitude de 7,8 graus na manhã desta segunda-feira (6/2), além de outros tremores secundários. Após os abalos sísmicos, o número de mortos chega a mais de 2.280.

“Por meio da Agência Brasileira de Cooperação e em coordenação com os países das áreas atingidas, o governo brasileiro está providenciando formas de oferecer ajuda humanitária às populações afetadas pelo terremoto”, diz o texto.

O governo brasileiro manifestou “as mais sinceras condolências” aos povos afetados e às famílias das vítimas e declarou que ainda não há registro de brasileiros entre os afetados.

“Não há, até o momento, notícia de brasileiros mortos ou feridos. As embaixadas do Brasil em Ancara e Damasco, bem como o consulado-geral do Brasil em Istambul, estão acompanhando os desenvolvimentos no terreno, em regime de plantão”.

0

 

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se solidarizou com as vítimas da tragédia.

Acredita-se que centenas de pessoas ainda estejam presas sob os escombros, enquanto equipes de resgate vasculham montes de destroços em cidades e vilas em toda a área.

Forças de segurança locais também encontram dificuldades em estimar o número de vítimas nas regiões que não são controladas pelo governo sírio.

A organização Capacetes Brancos, da Síria, mostrou um dos resgates de sobreviventes. Veja:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?