metropoles.com

Caça russo derruba drone militar dos EUA no Mar Negro

Forças armadas dos EUA alegam que o caça russo realizou “uma interceptação insegura e não profissional” com o drone millitar de vigilância

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Getty Images
Caça russo Ru-27 que derrubou drone militar dos EUA - Metrópoles
1 de 1 Caça russo Ru-27 que derrubou drone militar dos EUA - Metrópoles - Foto: Reprodução/Getty Images

Um caça russo colidiu com um drone militar de vigilância “Reaper” dos Estados Unidos (EUA) aproximadamente às 7h03 desta terça feira (14/3), no Mar Negro, de acordo com os militares norte-americanos. O Comando Europeu dos EUA acusou a Rússia de realizar “uma interceptação insegura e não profissional” com o MQ-9 norte-americano.

Segundo o comunicado do comando, duas aeronaves Su-27 russas estavam sobrevoando a área, quando um dos caças atingiu a hélice do drone de inteligência, vigilância e reconhecimento da Força Aérea dos EUA.

“Várias vezes antes da colisão, os Su-27 despejaram combustível e voaram na frente do MQ-9 de maneira imprudente, ambientalmente insalubre e pouco profissional. Este incidente demonstra falta de competência, além de ser inseguro e pouco profissional”, diz trecho do comunicado do Comando Europeu dos EUA.

De acordo com o general da Força Aérea dos EUA James B. Hecker, o drone estava conduzindo operações de rotina no espaço aéreo internacional quando foi interceptado e atingido pelo caça russo. Devido aos danos ao “Reaper”, os EUA derrubaram o obejto em águas internacionais.

Para o Comando Europeu dos EUA, o incidente “segue um padrão de ações perigosas de pilotos russos enquanto interagem com aeronaves americanas e aliadas no espaço aéreo internacional, inclusive no Mar Negro”.

“As aeronaves dos EUA e dos Aliados continuarão a operar no espaço aéreo internacional e pedimos aos russos que se comportem de maneira profissional e segura”, assegurou Hecker.

O comando acrescenta que “essas ações agressivas da tripulação russa são perigosas e podem levar a erros de cálculo e escalada não intencional”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?