metropoles.com

Boris Johnson promete ajuda do Reino Unido se a Suécia for atacada

O presidente russo, Vladimir Putin, já fez ameaças contra a eventual adesão sueca à Otan. País ainda estuda se tentará entrar na aliança

atualizado

WPA Pool/ Getty Images
Boris Johnson

Em meio à possível candidatura da Suécia para ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, prometeu ajuda britânica aos suecos em caso de ataque ao país.

O presidente russo, Vladimir Putin, já fez ameaças contra a eventual adesão sueca ao grupo de defesa militar coordenado pelos Estados Unidos. A mesma ameaça foi estendida à Finlândia.

Questionado sobre o que o Reino Unido faria se a Suécia fosse atacada, Johnson respondeu que “ambos os países se apoiariam mutuamente, seja em caso de desastre ou ataque militar”.

“Este é um acordo sobre o qual juntos pretendemos construir. Seja compartilhando inteligência ou trabalhando em conjunto para combater ataques cibernéticos. Seja trabalhando juntos em defesa, compras ou fazendo mais exercícios conjuntos juntos”, resumiu.

O pedido de ingresso da Finlândia e da Suécia deve ocorrer, segundo agências internacionais de notícias, entre 16 e 22 de maio. Uma cúpula da Otan está prevista para 29 e 30 de junho em Madri, na Espanha.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
Publicidade do parceiro Metrópoles 7
0

Rússia e a Ucrânia vivem um embate por causa da possível adesão ucraniana à Otan. Na prática, Moscou vê essa possibilidade como uma ameaça à sua segurança. Sob essa alegação, invadiu o país liderado por Volodymyr Zelensky, em 24 de fevereiro.

O governo russo já fez ao menos três ameaças contra a entrada da Finlândia e da Suécia na Otan. O país liderado por Putin  já afirmou que adotará “postura militar” e que o possível ingresso terá “consequências indesejadas”.






Quais assuntos você deseja receber?