metropoles.com

Biden diz que inflação dos EUA está “inaceitavelmente alta”

Presidente norte-americano afirmou que confia no trabalho do Federal Reserve, o banco central norte-americano, para diminuir o índice

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
foto em zoom do presidente dos EUA Joe Biden
1 de 1 foto em zoom do presidente dos EUA Joe Biden - Foto: Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a inflação no país está “inaceitavelmente alta”, mas que confia no trabalho do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) para controlar a alta dos preços.

“Acredito que construímos uma economia e um mercado de trabalho fortes, e concordo com o que o presidente do Fed, Jerome Powell, disse na semana passada: que a ameaça número um a essa força é a inflação. Estou confiante de que o Fed fará seu trabalho com isso em mente”, disse Biden.

O Índice de Preços ao Consumidor dos EUA (CPI, na sigla em inglês) registrou crescimento de 8,3% nos 12 meses encerrados em abril, segundo o Centro de Estatísticas Laborais. Trata-se de uma queda na comparação com os 8,5% contabilizados em março.

Apesar da diminuição, o líder norte-americano disse que controlar a inflação é sua prioridade econômica, e que deve fazer isso por meio do déficit fiscal e da redução de custos às famílias.

No dia 4 de maio, o Fed anunciou uma alta histórica de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a segunda elevação em menos de dois meses e a maior desde maio de 2000.

Inflação no Brasil

A inflação teve alta de 1,06% no Brasil em abril, após ter alcançado 1,62% em março. Esse foi o maior resultado para o mês de abril desde 1996 (1,26%).

Em conversa com apoiadores na manhã desta quarta-feira (11/5), o presidente Jair Bolsonaro (PL) reconheceu que o preço de alguns produtos básicos subiu, mas disse “a crise é no mundo todo”.

“Aqui no Brasil está caro? Está. Mas alguns me acusam injustamente. No Brasil, quanto está o quilo da picanha? Menos da metade do preço que lá de fora. Está caro? Está caro”, disse o chefe do Executivo.

“Vocês lembram do ‘fica em casa e a economia a gente vê depois?’ Quem mandou ficar em casa que é o responsável por isso aí. Não só mandou, como vigiou, botou a polícia em cima, botou a guarda municipal…”, disse o mandatário, em relação aos governadores que adotaram medidas restritivas contra a Covid-19.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?