metropoles.com

Biden envia mais tropas para evacuar aliados do Afeganistão

Os Estados Unidos estão se retirando do Afeganistão até o fim de agosto, enquanto o Talibã retoma o poder em amplas partes do país

atualizado

Compartilhar notícia

Win McNamee/Getty Images
Joe Biden
1 de 1 Joe Biden - Foto: Win McNamee/Getty Images

O presidente norte-americano Joe Biden anunciou neste sábado (14/8) que vai enviar mais militares para auxiliarem na evacuação de americanos e aliados da capital do Afeganistão, Cabul.

Segundo o comunicado divulgado pela Casa Branca, Biden autorizou um deslocamento direto adicional de 1 mil soldados “para garantir que possamos ter uma retirada ordenada e segura do pessoal dos EUA e de outros funcionários aliados e uma evacuação segura dos afegãos que ajudaram nossas tropas durante nossa missão e daqueles em risco especial com o avanço do Talibã“.

Um total de 5 mil militares atua na missão americana, que está deixando o país. O batalhão de mil soldados da 82ª Divisão Aerotransportada vai sair do Kuwait e ir para Cabul para ajudar.

Veja uma imagem do Aeroporto de Cabul neste sábado. Segundo a correspondente da BBC, há um êxodo em massa dos “sortudos” que têm condições de deixar o país.

Retirada americana

Biden anunciou em julho deste ano a retirada total das tropas americanas do Afeganistão até o fim de agosto. O presidente dos EUA disse que era hora de os afegãos “lutarem por si mesmos”, mas o que se vê, mesmo antes da saída dos estrangeiros, é o Talibã tomando largas faixas do país e se aproximando da capital sem encontrar grande resistência das forças do frágil governo afegão apadrinhado pelos EUA.

Compartilhar notícia