Em fuga da capital afegã, Cabul, após a tomada de governo do Afeganistão, 823 pessoas embarcaram em um avião militar americano, no último domingo (15/8). A princípio, autoridades calculavam que 640 pessoas estavam a bordo, mas a informação foi corrigida pelo Pentágono, nesta sexta-feira (20/8).
A @usairforce C-17 Globemaster III safely transported approximately 640 Afghan citizens from Hamid Karzai International Airport Aug. 15, 2021.
This photo is not related to the crew that faced a security breach on the runway. Evacuations in Afghanistan are ongoing. pic.twitter.com/JfTsjyG8Xq
— Air Mobility Command (@AirMobilityCmd) August 17, 2021
A imagem do avião C-17 Globemaster III rodou o mundo e mostra uma multidão dentro da aeronave. A capacidade do veículo é de apenas 100 pessoas, muito menor do que o número de passageiros na data. Segundo o Pentágono, houve alteração no cálculo de passageiros divulgado inicialmente em função das 183 crianças que não haviam sido registradas.

Mulheres no AfeganistãoGetty Images

Afegãos tentam ir embora do país após Talibã assumir governoHaroon Sabawoon/Anadolu Agency via Getty Images

Mulheres foram impedidas de frequentar locais públicosHaroon Sabawoon/Anadolu Agency via Getty Images

O grupo extremista Talibã conquistou o Afeganistão e assumiu o controle do palácio presidencial do paísMARCUS YAM / LOS ANGELES TIMES

Crise no AfeganistãoHaroon Sabawoon/Anadolu Agency via Getty Images
“Nós temos mulheres e crianças a bordo e as vidas das pessoas estão em jogo. Não é sobre a capacidade ou regras e regulamentos – é sobre treinamentos e orientações que nós fomos capazes de administrar para garantir que podíamos transportar o maior número de pessoas de forma segura e efetiva”, disse o coronel Eric Kut, que comandava o voo, ao Bangkok Post.
A aeronave pousou no Qatar, mais de duas horas após a partida.