Avião é desviado após piloto derrubar café na cabine, diz agência

Controle de painel da aeronave ficou danificado após capitão derrubar copo

Divulgação AAIB/PADivulgação AAIB/PA

atualizado 13/09/2019 10:14

Uma aeronave teve o trajeto desviado após o piloto derramar café na cabine. O avião saiu de Frankfurt, na Alemanha, com destino a Cancún, no México. No entanto, devido ao episódio, precisou pousar no aeroporto de Shannon, na Irlanda. As informações são do The Guardian.

O caso ocorreu em 6 de fevereiro, mas o relatório da Agência de Investigação de Acidentes Aéreos (AAIB — sigla em inglês) só foi divulgado nessa quinta-feira (12/09/2019). Quente, o café danificou um painel do controle de áudio da aeronave, o que causou um cheiro de queimadura elétrica e fumaça. Isso gerou dificuldade de comunicação dos pilotos do Airbus A330.

O avião da empresa Condor levava 326 passageiros e 11 tripulantes a bordo. Normalmente, os desvios custam às companhias aéreas entre 10 mil e 80 mil libras, dependendo do tamanho da aeronave e para onde será desviada.

Relatório da AAIB apontou que o capitão, 49 anos, havia colocado a xícara em uma mesa de bandeja, onde os objetos eram “vulneráveis a serem derrubados”.

A Airbus, contudo, recomenda que os pilotos usem os suportes de xícara fornecidos. Ainda de acordo com a agência, o tamanho dos copos usados pela Condor “geralmente desencoraja” o uso do item.

Últimas notícias