Ator de Jornada nas Estrelas viaja ao espaço no foguete de bilionário

O tempo total do voo foi de 11 minutos, sendo que durante cerca de 4 minutos os passageiros sentem a ausência da gravidade

atualizado 13/10/2021 13:04

Ator William Shatner conversa com Jeff Bezos após viagem ao espaçoBlue Origin/YouTube/Reprodução

Nesta quarta-feira (13/10), o ator William Shatner, de 90 anos, viajou ao espaço no foguete do bilionário Jeff Bezos, pela Blue Origin, empresa de turismo espacial. Shatner interpretou o capitão James Kirk no clássico Jornada nas Estrelas.

Saindo de uma plataforma de lançamento no oeste do Texas, Estados Unidos, às 10h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira, o foguete New Shepard levou menos de 5 minutos para chegar ao espaço. Os passageiros subiram cerca de 101,39 km antes de a cápsula onde estavam ser desacoplado do foguete.

Ao desembarcar da cápsula, Shatner, que se tornou o homem mais velho a viajar para o espaço, abraçou Bezos e agradeceu a oportunidade.

“É muito maior do que eu e do que a vida. O que você proporcionou para mim foi a mais importante e profunda experiência”, afirmou o ator.

Assista à viagem:


O tempo total do voo foi de 11 minutos, sendo que durante cerca de 4 minutos os passageiros sentiram a ausência da gravidade

Além do protagonista de Jornada nas Estrelas, estavam a bordo o cofundador do Planet Labs, Chris Boshuizen; o cofundador da Medidata, Glen de Vries, e Audrey Powers, vice-presidente de missões e operações de voo da Blue Origin.

O ator classificou o feito como um milagre. “Já faz muito tempo que ouço falar do espaço. Agora, estou aproveitando a oportunidade para ver com meus próprios olhos. Um milagre”, disse Shatner em comunicado à imprensa.

Em julho, o dono da Amazon inaugurou as viagens espaciais ao lado de outros três tripulantes civis: o irmão Mark Bezos, de 51 anos; a ex-instrutora de voo Mary Wallace, de 82; e o holandês Oliver Daemen, de 18. Após a missão, a tripulante Wally Funk, como é conhecida, se tornou a pessoa mais velha a voar no espaço, e Oliver Daemen, o mais novo. Shatner superará Funk em pessoa mais idosa a ir ao espaço.

“Hoje será a primeira vez na história que uma empresa comercial lançará uma espaçonave construída e financiada com recursos privados a partir de uma área de lançamento privada com astronautas a bordo”, anunciou a Blue Origin, em uma rede social, antes do lançamento.

0

Últimas notícias