Após Índia, Trump ameaça taxar outros países que compram da Rússia

Donald Trump, presidente dos EUA, afirma que medida pode atingir outras nações; Brasil e China estão entre os principais parceiros de Moscou

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Andrew Harnik/Getty Images
Imagem de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos - Metrópoles
1 de 1 Imagem de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos - Metrópoles - Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quarta-feira (6/8), durante coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca, ampliar o tarifaço contra países que compram petróleo da Rússia. A fala ocorre após os EUA anunciarem um reajuste tarifário de 25% para produtos importados da Índia, justamente por manter relações comerciais com o país liderado por Vladimir Putin. O Brasil também pode ser afetado.

“Pode ser que sim, pode ser que não. Vamos ter que ver como é que se desdobra. Mas nós fizemos isso com a Índia e vamos fazer, provavelmente, com alguns outros. Um dos países afetados poderia ser a China, sim”, declarou Trump.

A medida aumenta a pressão dos EUA sobre países que continuam negociando com a Rússia em meio à guerra na Ucrânia.

O Brasil, que desde 2023 intensificou a compra de diesel e fertilizantes russos, também entrou no radar e já sofreu retaliação: uma tarifa de 50% sobre produtos nacionais entrou em vigor nesta quarta, sob a justificativa de “relações comerciais injustas” e “arbitrariedade do STF” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Após Índia, Trump ameaça taxar outros países que compram da Rússia - destaque galeria
5 imagens
Após Índia, Trump ameaça taxar outros países que compram da Rússia - imagem 2
O presidente dos EUA, Donald Trump
Lula e Putin
Embaixador diz que Lula poderia usar viagem a Moscou para vistar Kiev
Donald Trump
1 de 5

Donald Trump

Win McNamee/Getty Images
Após Índia, Trump ameaça taxar outros países que compram da Rússia - imagem 2
2 de 5

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
O presidente dos EUA, Donald Trump
3 de 5

O presidente dos EUA, Donald Trump

Anna Moneymaker/Getty Images
Lula e Putin
4 de 5

Lula e Putin

Ricardo Stuckert/Presidência da República
Embaixador diz que Lula poderia usar viagem a Moscou para vistar Kiev
5 de 5

Embaixador diz que Lula poderia usar viagem a Moscou para vistar Kiev

Ricardo Stuckert/Divulgação

Tarifa pode subir ainda mais

No Congresso americano, tramita o projeto de lei “Sanções à Rússia de 2025”, que pode aumentar ainda mais a pressão sobre países como o Brasil. A proposta bipartidária prevê tarifas adicionais de até 500% para nações que mantêm comércio com a Rússia em setores como petróleo, gás natural, urânio e petroquímicos.

Se aprovado, o texto dará ao presidente Trump 15 dias para formalizar a medida, com prazo de 90 dias para entrada em vigor.

O Brasil, segundo maior importador de diesel russo em 2024, e dependente de fertilizantes daquele país (30% do total usado), seria diretamente atingido. A tarifa total poderia chegar a impressionantes 550%, somando-se aos 50% já aplicados atualmente.

Índia já foi punida

A tarifa aplicada à Índia já reflete essa nova postura agressiva do governo Trump. Segundo comunicado oficial da Casa Branca, a nova taxa de 25% é uma resposta direta à compra de petróleo russo, e se soma aos encargos já existentes.

“O Presidente constatou que a Índia está atualmente importando petróleo da Federação Russa. Assim, está impondo uma tarifa adicional de 25% sobre as importações da Índia, a partir de 27 de agosto”, diz o documento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?