Após acordo sobre Gaza, Trump diz que Irã também busca a paz

Segundo Donald Trump, Irã buscou os EUA e disse que pretende “trabalhar pela paz”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Alex Wong/Getty Imagens
Imagem colorida, O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa com altos líderes militares na Base do Corpo de Fuzileiros Navais de Quantico, em 30 de setembro de 2025, em Quantico, Virgínia- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa com altos líderes militares na Base do Corpo de Fuzileiros Navais de Quantico, em 30 de setembro de 2025, em Quantico, Virgínia- Metrópoles - Foto: Alex Wong/Getty Imagens

Após o anúncio sobre o fim da guerra na Faixa de Gaza, Donald Trump revelou que o Irã, apontado como um dos principais apoiadores do Hamas na região, disse que pretende “trabalhar pela paz”. A declaração do presidente dos Estados Unidos aconteceu nesta quinta-feira (9/10), durante reunião do gabinete norte-americano.

Sem dar maiores detalhes, Trump afirmou que Teerã buscou Washington para dar sinal verde ao acordo — mesmo que os dois países não possuam relações diplomáticas.

“O Irã quer trabalhar pela paz agora, eles nos informaram”, disse o presidente dos EUA. “E eles reconheceram que são totalmente a favor deste acordo”.

O lado iraniano ainda não confirmou o possível contato com o governo norte-americano, de forma direta ou indireta.

Apesar disso, o Ministério das Relações do Irã disse que o país apoia “qualquer iniciativa que vise acabar com a guerra e o genocídio em Gaza”, e pediu vigilância contra possíveis “violações de compromissos pelo regime israelense”.

Fim da guerra

Após dois anos, e um cessar-fogo inicial frágil, o governo dos EUA divulgou um plano de paz para a guerra na Faixa de Gaza em 29 de setembro.

Depois de discussões sobre os pontos do acordo,  Israel e Hamas o acordo de paz para a primeira fase da trégua no enclave palestino nesta quarta-feira (8/10), no Egito.

Os detalhes sobre o início do cessar-fogo ainda não estão claros. A expectativa, porém, é de que os reféns mantidos pelo Hamas sejam libertados, em troca de prisioneiros palestinos, neste primeiro momento. Além disso, Israel deve iniciar a retirada gradual de tropas da região.

De acordo com Trump, os reféns israelense que ainda estão na Faixa de Gaza, entre vivos e mortos, devem ser libertados até a próxima terça-feira (13/10).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?