Aeroporto de Berlim fecha para decolagens por causa de neve
Interrupção afetou apenas partidas, com os voos de chegada ainda podendo pousar. Condições climáticas geram transtornos na capital alemã
atualizado
Compartilhar notícia

O inverno intenso na Alemanha causou transtornos na capital alemã e nos arredores. Os voos não puderam decolar do Aeroporto de Berlim Brandemburgo (BER) na manhã desta quinta-feira (5/2) devido às condições de gelo, informou uma porta-voz do aeroporto.
“Nenhuma decolagem está ocorrendo no BER devido às condições climáticas”, disse ela, acrescentando que as aeronaves não puderam ser descongeladas devido à chuva congelante.
A interrupção afetou nesta manhã apenas as decolagens, com os voos de chegada ainda podendo pousar, disse a porta-voz, sem conseguir informar por quanto tempo as decolagens ficariam suspensas.
Os passageiros devem esperar cancelamentos de voos e atrasos significativos e são aconselhados a verificar o status de seus voos com suas companhias aéreas.
O Serviço Meteorológico Alemão (DWD) alertou para um alto risco de condições de gelo perigosas em Berlim devido à chuva congelante e ao gelo.
Chuva congelante
A chuva congelante é um fenômeno meteorológico perigoso em que a chuva líquida congela instantaneamente ao tocar superfícies (chão, carros, árvores) que estão a temperaturas iguais ou abaixo de zero.
Diferente da neve ou granizo, a chuva congelante forma uma camada lisa de gelo transparente, superfície extremamente escorregadia que causa sérios riscos de segurança, quedas e acidentes.
Transtornos no transporte público
Em Berlim, duas linhas de metrô foram parcialmente interditadas devido às condições climáticas. No início da manhã, foram relatados cancelamentos em serviços de trem e ônibus em Berlim e no estado de Brandemburgo, que envolve a capital alemã.
As centrais de controle da polícia relatam vários acidentes na região, mas apenas com danos materiais.
Em Berlim, mesmo as principais vias permaneceram sem limpeza, ainda com neve e gelo nas pistas, no início do horário de pico de trânsito. A empresa de limpeza urbana de Berlim informou que trabalha ininterruptamente desde a madrugada.
Leia mais reportagens como esta em DW, parceiro do Metrópoles.
