metropoles.com

2022 chega na Ásia e na Oceania com festas menores e show de fogos

Tailândia, Taiwan, Nova Zelândia e Austrália comemoraram a chegada do Ano-Novo. Outros lugares cancelaram as festas devido à Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Lauren DeCicca/Getty Images
fogos de artifício durante a virada de ano novo 2022 tailandia reveillon mundo
1 de 1 fogos de artifício durante a virada de ano novo 2022 tailandia reveillon mundo - Foto: Lauren DeCicca/Getty Images

A virada do ano já é comemorada em diversos países da Ásia e da Oceania. Na maioria dos países da região, as festas para receber 2022 foram canceladas ou feitas em proporções menores devido à pandemia de Covid-19. Tailândia, Taiwan, Dubai, Nova Zelândia e Austrália, por exemplo, comemoraram com fogos e pequenas celebrações.

Na Tailândia, a chegada do novo ano veio com queima de fogos sobre o rio Chao Phraya. Em Taiwan, mesmo em meio a chuva que caia na região, as luzes dos fogos de artifício pintaram o céu de Taipé.

0

Nova Zelândia e Austrália também já celebraram o Réveillon 2022 com shows de luzes e fogos em Auckland e Sydney, respectivamente.

Na Nova Zelândia, a festa foi chamada de “Auckland está chamando”, em razão de o país ser um dos primeiros do mundo a comemorar o Ano-Novo.

Já na Austrália, ocorreram duas queimas de fogos: uma menor, às 21h, e outra à 0h. As duas tiveram como cenário a área da Opera House, em Sydney, um dos principais pontos turísticos da cidade.

0

Restrições pela Covid-19

A variante Ômicron da Covid-19 se espalhou pela Europa e obrigou o continente a impor restrições na virada do ano. No Vaticano, por exemplo, o papa Francisco cancelou a tradicional visita ao presépio na Praça de São Pedro.

Na Espanha, comemorações públicas foram canceladas em grande parte das cidades, com exceção de Madri, onde deve ocorrer uma celebração destinada a 7 mil pessoas. Em 2019, a festa foi limitada a 18 mil pessoas.

Na França, que superou 200 mil novos contágios diários, as baladas manterão as portas fechadas por tempo indeterminado.

As festas de fim de ano na China foram canceladas. Em Hong Kong, 2022 chegou com um show de luzes de LED em um painel de quase 70 metros de altura.

Brasil

No retorno do Réveillon à cidade do Rio de Janeiro após dois anos, a orla não terá os tradicionais shows com artistas famosos. Ainda em meio à pandemia de Covid-19, apenas a queima de fogos e um som com DJ virtual serão as atrações em diversos pontos da cidade. Nesse cenário, os quiosques ganharam protagonismo na virada de 2022.

Espalhados em 34 quilômetros da orla carioca, os quiosques foram liberados para fazer festas durante a noite de Réveillon. Dos 309 estabelecimentos credenciados pela Orla Rio, cerca de 70% estarão abertos para promover diversão ao público.

São 10 bairros com queima de fogos: Copacabana, Barra da Tijuca, Recreio, Flamengo, Ilha do Governador, Piscinão de Ramos, Bangu, Praia de Sepetiba, Parque Madureira e a Igreja da Penha.

Diante do temor pelo avanço da Covid-19, várias capitais do país decidiram pelo cancelamento das festas de Réveillon ou optaram pela não realização das tradicionais queimas de fogos.

Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Natal, Fortaleza, Salvador, Aracaju, Recife, Porto Velho, João Pessoa, Palmas, Teresina, Recife, Belém, Maceió, Macapá, São Luís, Manaus, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis aderiram aos cancelamentos. Em Brasília, também não haverá queima de fogos.

Curitiba, Belo Horizonte e Teresina manterão a “tradição” de não promoverem Réveillon, conforme já registrado em anos anteriores.

Outras capitais, como Florianópolis e Recife, também decidiram não promover shows, mas não alteraram a programação da queima de fogos.

Compartilhar notícia