PT fala em desistência, mas Pacheco ainda quer conversar com Lula
Presidente do PT, Edinho Silva afirmou que Rodrigo Pacheco já o informou que não disputará o governo de MG; senador evita cravar decisão

Belo Horizonte – O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, afirmou, na manhã desta terça-feira (19/5), que o senador Rodrigo Pacheco (PSB-MG) decidiu não ser candidato ao governo de Minas Gerais. O parlamentar, contudo, evita cravar a desistência e ainda aposta em uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para definir a situação.
O parlamentar era o nome favorito do presidente Lula na disputa ao Palácio Tiradentes, visto como um nome de peso para dar sustentação à candidatura do petista à Presidência da República em Minas.
“Nós estávamos trabalhando com a candidatura do Rodrigo Pacheco. Infelizmente, ele optou por não ser candidato. Nós reabrimos o diálogo em Minas Gerais, estamos conversando com várias lideranças em Minas e tenho certeza de que vamos construir uma candidatura forte, com palanque forte em Minas”, afirmou Silva ao podcast Warren Política.
Apesar da afirmação, interlocutores ligados a Pacheco afirmaram que ele ainda deve se reunir com Lula para tratar da decisão, mas a conversa não tem data marcada para acontecer. Petistas veem esse encontro como a derradeira chance de convencer o pessebista.
A presidente do PT Minas, a deputada estadual Leninha, afirmou, por meio de nota, que o partido segue dialogando com outras legendas para construção de uma candidatura e um palanque forte no estado.
Segunda opção
Desde meados de 2025, o presidente vem falando publicamente sobre a sua preferência pelo senador. Contudo, com a eleição se aproximando, o político se mostra reticente em ter uma candidatura competitiva em meio à dificuldade de arregimentar apoio de legendas mais ao centro.
Com a desistência de Pacheco praticamente sacramentada, o apoio do partido passa a ser cortejado por diferentes nomes. Entre os pré-candidatos, o nome do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PDT) é um dos ventilados a receber o apoio.
Além dele, aparecem os nomes do empresário e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) Josué Gomes (PSB-MG) e do ex-procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior (PSB-MG). Figuras de dentro do PT também têm seus nomes ventilados, como o ex-deputado estadual André Quintão e a pré-candidata ao Senado Marília Campos.
Apesar de estar na mira para a disputa, Marília Campos já afirmou, em diversas oportunidades, que não quer concorrer ao cargo de governadora.
Leia a nota do PT Minas
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, afirmou que Rodrigo Pacheco não será candidato ao Governo Minas. Entretanto, ainda não tivemos essa declaração vinda próprio Pacheco, que é o que aguardamos. Independente da decisão do senador, seguimos nosso diálogo com os partidos do campo democrático para construirmos uma candidatura forte, voltada para atender as demandas do povo mineiro.
Para além da definição da candidatura ao governo, seguimos na construção de um palanque forte para o presidente Lula em Minas. Estamos mobilizando nossas bases em todo o estado, dialogando com movimentos sociais, sindicais, estudantis, lideranças populares, pastorais, entre outros, para fortalecer nossa base política e social. Inclusive, estamos organizando um grande encontro em Belo Horizonte para reunir essas forças e aprofundar o debate sobre o futuro que queremos para Minas e o Brasil.
Outro ponto importante é que nossa construção política passa pela nossa federação partidária e pelo diálogo com os demais partidos aliados. Todas as possibilidades estão sendo debatidas com responsabilidade e nossas decisões serão conjuntas, seja na definição por uma candidatura própria ao governo do estado ou apoio a outro nome do campo democrático. Estamos avançando e temos a certeza de que teremos um palanque forte em Minas.


