Mineiro de Itajubá morre em combate na guerra da Ucrânia

Família realizou culto de despedida sem o corpo, que será enterrado na leste europeu; Itamaraty ainda não confirmou a morte do mineiro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

redes sociais
mineiro Itajubá morte guerra Ucrânia
1 de 1 mineiro Itajubá morte guerra Ucrânia - Foto: redes sociais

Belo Horizonte – O mineiro Moysés Bezerra da Rocha Gonçalves, de 37 anos, morreu no dia 28 de maio enquanto combatia no front da guerra na Ucrânia. No último sábado (6/5), familiares e amigos realizaram um culto de despedida e homenagem em Itajubá, no Sul de Minas, com missa e manifestações de luto, mesmo sem a presença do corpo, que deve ser sepultado no leste europeu.

Moysés atuava diretamente na linha de frente do conflito. Segundo a família, ele perdeu a vida em combate em território ucraniano. Por causa da distância geográfica e do tempo transcorrido desde a morte, o traslado do corpo ao Brasil não será possível.

A cerimônia de sábado reuniu parentes e amigos para uma última homenagem. O momento foi marcado por emoção, recordações e orações, transformando a dor da despedida em celebração à vida de Moysés.

mineiro Itajubá morte guerra Ucrânia Moysés
Família e amigos fizeram uma despedida sem a presença do corpo, no último sábado (6)

A irmã de Moysés, Mirian Gonçalves, em publicação nas redes sociais, compartilhou imagens dele durante a atuação na guerra e escreveu um emocionante texto de despedida, que se tornou o destaque da homenagem.

“Exatamente hoje faz 1 ano que vc veio nos ver, e foi os 30 dias mais aproveitados desde que éramos crianças… Jamais passou na nossa cabeça que era uma despedida, jamais pensei que seria a última vez de tudo”, escreveu ela.

Mirian segue relembrando os momentos vividos: o preparativo do casamento da “maninha”, as risadas, o “abraço de urso” e as últimas palavras trocadas: “eu te amo”.

Moysés morte guerra Ucrânia mineiro Itajubá
Mirian Gonçalves prestou homenagem ao irmão em sua rede social; Moysés havia visitado a família há cerca de um ano

“Hoje meu maninho vamos te homenagear e agradecer a Deus por esses 37 anos ao seu lado… Maninho eu te amarei até meu último respirar. Obrigada senhor por ter dividido ele com a gente”, destacou.

Ela conclui o texto afirmando: “Vou me sustentar no quão corajoso vc foi em toda sua vida… Até breve maninho.”

Atestado de óbito e resposta do Itamaraty

Até o momento, a família ainda aguarda a emissão do atestado de óbito e informações mais detalhadas sobre as circunstâncias da morte. Em resposta, o Itamaraty não confirmou a morte do mineiro e informou que, por meio das Embaixadas do Brasil em Moscou e em Kiev, permanece à disposição para prestar assistência consular aos nacionais brasileiros que dela necessitem.

No entanto, o Ministério das Relações Exteriores destacou que a prestação de assistência em casos de brasileiros engajados em forças armadas de terceiros países apresenta especificidades, e, em observância à Lei de Acesso à Informação, não divulga informações pessoais nem detalhes sobre a assistência prestada.

O órgão também mencionou ter publicado alerta recente sobre a participação de combatentes brasileiros em conflitos armados no exterior.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações