Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Minas Gerais

MG: shopping popular de BH é alvo de operação da Receita Federal e PM. Vídeo

Houve fiscalização em documentos principalmente de produtos importados; lojas que vendem celular também foram alvo da operação

Elanilza Carneiro21/05/2026 16:18, atualizado 21/05/2026 21:36
Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Compartilhar notícia
Receita Federal MG / Divulgação
Receita Federal e PMMG fazem operação em Shopping Popular de BH

Belo Horizonte – A Receita Federal do Brasil e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizaram nesta quinta-feira (21/5) uma operação conjunta no Shopping Oiapoque, localizado na região central da capital mineira, com o objetivo de verificar a regularidade de mercadorias que são importadas e comercializadas no local.

A operação também tentou encontrar possíveis irregularidades relacionadas à receptação e comercialização de aparelhos celulares roubados. Participaram 30 servidores da Receita Federal e 30 policiais militares.

As equipes realizaram fiscalização e verificação de documentos, para identificar mercadorias importadas que possam ter entrado no país de maneira irregular, além de produtos cuja comercialização possa configurar ilícitos penais e tributários.

O Shopping Oiapoque é um local conhecido por vender principalmente eletrônicos, roupas e sapatos a preços populares. O espaço funciona como um condomínio no qual cada lojista atua de forma autônoma.

Indivíduo preso por receptação

De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), ao chegarem ao Shopping viram um homem de 24 anos com uma mochila preta que ao visualizar a viatura tentou sair do local em sentido contrário. Ele estava nervoso e olhando o tempo inteiro para trás. Os militares perceberam a atitude suspeita, foram atrás dele e deram ordem de parada.

Ao fazerem as buscas, localizaram três aparelhos celulares com o homem. Os militares fizeram uma consulta nos sistemas e detectaram que havia registro de furto dos aparelhos. O homem foi preso e encaminhado para a 4ª Delegacia de Polícia Civil, que fica no Centro. Os aparelhos foram apreendidos.

O Metrópoles fez contato com a assessoria do Shopping Oiapoque e aguarda posicionamento.