Escola na Grande BH suspende aulas após 21 casos de sarna humana
Unidade de Lagoa Santa ficará fechada nesta quinta e sexta (1º e 2/10) para higienização; Prefeitura orienta famílias a buscar atendimento

Belo Horizonte – Uma escola municipal de Lagoa Santa, na Grande BH, suspendeu as aulas de quinta-feira (1º/10) e sexta-feira (2/10) após a confirmação de 21 casos de escabiose, conhecida como sarna humana, entre alunos e uma professora. A medida foi adotada pela Prefeitura para interromper a circulação da doença e permitir a realização de ações de limpeza e controle na unidade.
A Escola Municipal Mércia Margarida Lacerda, no bairro Moradas da Lapinha, identificou o primeiro caso em 18 de setembro, quando uma estudante apresentou sintomas e, posteriormente, a família informou à escola que ela havia recebido diagnóstico de escabiose. Com o surgimento de novos registros, a Secretaria Municipal de Educação decidiu suspender temporariamente as atividades.
Durante os dois dias sem aulas, a unidade passará por higienização completa dos ambientes, dedetização das instalações e limpeza e sanitização da caixa-d’água. Segundo a Prefeitura, a interrupção busca proteger estudantes, profissionais da educação e familiares e garantir condições adequadas para o retorno das atividades.
Saúde acompanha casos e orienta famílias
A Secretaria Municipal de Saúde foi acionada e equipes do setor de epidemiologia estiveram na escola para avaliar a situação, orientar a comunidade escolar e definir medidas de prevenção e controle.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesA Prefeitura informou que os pais e responsáveis foram comunicados sobre os casos e orientados a observar o surgimento de sintomas nas crianças. A recomendação é que alunos com coceira intensa ou alterações e lesões na pele não sejam levados à escola e sejam encaminhados para avaliação na unidade de saúde mais próxima.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) também acompanha a situação em conjunto com o município e disponibilizou orientações para o controle de surtos de escabiose.
Como ocorre a transmissão
A escabiose é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei e é transmitida principalmente pelo contato direto e prolongado com uma pessoa infectada. Por isso, ambientes onde há convivência próxima, como escolas e creches, podem favorecer a disseminação da doença.
O contágio também pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados, como roupas, toalhas e roupas de cama.
A principal manifestação é a coceira intensa, que pode ser acompanhada por pequenas lesões ou alterações na pele. Diante de sintomas suspeitos, a orientação é procurar atendimento médico para avaliação e tratamento adequado.
A Prefeitura de Lagoa Santa informou que a suspensão das aulas foi adotada de forma preventiva e que as ações realizadas durante os dois dias têm o objetivo de proporcionar um retorno mais seguro à comunidade escolar.



