Cleitinho volta a defender CPMI do Master e mira ministros do STF

Cleitinho afirmou que, além de Flávio Bolsonaro, a investigação deve atingir os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, do STF

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Carlos Moura/Agência Senado
Senador Cleitinho Azevedo critica proposta de pré-candidato Romeu Zema de taxar universitários
1 de 1 Senador Cleitinho Azevedo critica proposta de pré-candidato Romeu Zema de taxar universitários - Foto: Carlos Moura/Agência Senado

Belo Horizonte — O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) voltou a defender a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o caso envolvendo o Banco Master e afirmou que a apuração deve alcançar não apenas políticos, mas também ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar disse que o banqueiro Daniel Vorcaro precisa “contar toda a verdade” em sua delação premiada, citando os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, da Suprema Corte, durante a fala.

A manifestação ocorre após a revelação de novos detalhes da proposta de colaboração apresentada por Vorcaro à Polícia Federal (PF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR). No vídeo, Cleitinho afirmou que continua defendendo a instalação da CPMI para “separar o joio do trigo” e esclarecer os fatos relacionados ao caso.

“Eu espero que aquelas pessoas que estavam questionando a questão do filme [Dark Horse, que se baseia na história de Jair Bolsonaro], questionando os áudios do Flávio Bolsonaro, também continuem insistindo para que o Vorcaro possa fazer toda a delação. Que o Vorcaro possa contar toda a verdade”, declarou o senador.

Cleitinho também afirmou que Vorcaro “não tem ideologia” e que o banqueiro estaria interessado apenas em “dinheiro e poder”. “Que fique claro que o Vorcaro é esse criminoso. Ele não é de esquerda, ele não é de direita. A verdade é que ele queria dinheiro e poder”, disse.

Ministros na mira

Ao defender a CPMI, o senador afirmou que a comissão deveria convocar o senador Flávio Bolsonaro e os ministros do STF Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, além de outros nomes ligados ao caso.

“Primeiro a ser convocado, convoca o Flávio Bolsonaro. Mas, além de convocar o Flávio Bolsonaro, eu quero também que convoque o Alexandre de Moraes, o Dias Toffoli. Que todos os políticos, tanto de esquerda, de direita, aliados, oposição, situação, sejam convocados para passar este país a limpo”, afirmou.

A nova proposta de delação de Vorcaro foi entregue pela defesa do banqueiro à PF e à PGR no início de junho e aguarda análise dos órgãos responsáveis. Entre os temas abordados no material está o patrocínio ao filme sobre a vida do ex-presidente Jair Bolsonaro, assunto que ganhou repercussão após o vazamento de mensagens envolvendo o banqueiro e aliados do ex-presidente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações