Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Minas Gerais

Candidatos ao governo de Minas "elegem" o melhor que ocupou o cargo

Dez dos onze candidatos ao governo de Minas Gerais responderam quem foi o maior governador do estado até hoje; seis mencionaram JK

03/10/2026 16:04
Divulgação
Palácio da Liberdade

Belo Horizonte – Onze candidatos disputam as eleições buscando assumir o governo de Minas Gerais. O Metrópoles perguntou a eles qual ex-governador serve de inspiração e que é mais admirado pelos postulantes. A grande maioria mencionou o ex-governador Juscelino Kubitschek como referência.

O responsável pela criação de Brasília, atual capital federal, foi exaltado por seis dos candidatos. Apesar de alguns candidatos citarem outros líderes do Executivo, apenas outro ocupante do cargo foi apontado como o “melhor governador de Minas até hoje”, que foi Milton Campos.

O candidato Patrus Ananias (PT) não respondeu aos pedidos de entrevista.

Quatro candidatos alegaram, por diferentes motivos, que até hoje não houve nenhum ocupante ao cargo que mereça levar o título de “melhor governador”.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Alexandre Kalil (PDT)

O maior político que teve no Brasil foi o Juscelino Kubitschek e, por sorte, ele foi governador de Minas. Foi o maior prefeito de Belo Horizonte, maior governador de Minas Gerais e o maior presidente da República. É tão grande que nem serve de referência.

Ben Mendes (Missão)

Juscelino Kubitschek, um governador revolucionário que serviu, não só a Minas Gerais, mas ao Brasil. Deixou um exemplo de como homens públicos devem se portar. Homens públicos devem ter o espírito público. Temos que entender que a nossa gestão passará, mas precisamos desenvolver o nosso estado, a nossa nação, para que, muitos anos após deixarmos o mandato, as pessoas reconheçam a grandeza do nosso estado.

Cleitinho Azevedo (Republicanos)

Não existe melhor. Ninguém aqui é melhor que ninguém. Não quero ser o melhor, quero fazer o meu melhor para o povo de Minas Gerais.

Flávio Roscoe (PL)

Juscelino Kubitschek. Porquê tem visão de futuro. O problema é que a maior parte dos homens públicos administram para o hoje e a gente tem que olhar para o amanhã. Essa é a grande dificuldade do homem público, porque as demandas são infinitas. O enfrentamento dos grupos de pressão são muito grandes e a sociedade é quieta, não percebe, não sabe o que está acontecendo.

É muito difícil um gestor fazer as opções corretas para o futuro, ele acaba fazendo soluções pontuais e com foco no presente. A nossa sociedade está muito imediatista e a gente está comendo o futuro.

A gente precisa de homens públicos que projetem o Brasil, 10, 20, 30 anos. É o que a China fez. A China tem um plano de governo de 30. Eles conseguiram sair da pobreza extrema para a riqueza, na maioria, através do capitalismo, Um regime de governo totalitário, comunista, mas um regime econômico capitalista máximo.

Gabriel Azevedo (MDB)

O melhor governador que Minas Gerais teve até hoje foi o Juscelino Kubistchek. Porque ele sintetizou numa expressão binômio o que Minas Gerais precisava quando ele foi eleito nos anos 50 pra sair do lugar, que é: estrada e energia.

Eu preferia que fosse ferrovia e energia, mas o mundo passava nos anos 40 e 50 por um processo, pós Segunda Guerra Mundial, de escolha do modal rodoviários. Ele estava integrando-se ao mundo. Foi o governador que fez Minas Gerais….

O Afonso Pena guarda um carinho, junto ao Augusto de Lima, pra mim, porque a decisão de construir a capital mineira foi muito importante. Fazer Belo Horizonte unificou o estado que estava para se separar.

Fico com JK porque, como tudo que ele fez, enquanto prefeito, enquanto presidente, ele pega Minas Gerais num patamar e entrega em outro patamar para quem vem na sequência. Quando ele deixa de ser governador, para ser presidente da República, sai deixando um estado que tinha um processo de atraso profundo, por falta de infraestrutura, e coloca este estado em outro patamar.

Henrique Áreas (PCO)

Essa é difícil. Realmente precisa responder? Sendo do PCO é difícil responder essa. Até hoje não teve um governo que fosse representativo dos trabalhadores mesmo. É um pouco complicado avaliar.

Mateus Simões (PSD)

O que mais me impactou, obviamente, é Romeu Zema, mas o que mais me inspira é Milton Campos. Um homem discreto, responsável por grandes transformações no Estado. Nada contra políticos comemorados, mas acho que a gente tem que ser capaz de perceber quem trabalhou muito, sem fazer muita propaganda.

Indira Xavier (Unidade Popular)

Nenhum governo de Minas se preocupou em governar para o nosso povo. Todos eles atenderam aos seus interesses individuais.

Rafael Duda (PSTU)

Todos os governadores que passaram por aqui, cada um com as suas nuances, governaram para esse processo que nós estamos rompendo, para os bilionários. Todos eles governaram para um tipo de burguesia ou grande empresariado que naquele momento estava de plantão.

Túlio Lopes (PCB)

Historicamente temos Juscelino Kubistchek, que fez um trabalho muito importante e que tinha um projeto relacionado a universidade de Minas Gerais, na Praça da Liberdade, e isso foi marcante.

No caso específico da luta contra a privatização, a ação específica do Itamar Franco contra a privatização de Furnas foi muito importante.

JK pela relação histórica que o Partido Comunista Brasileiro estabeleceu com o presidente da República que foi assassinado pela ditadura empresarial em Minas Gerais e nós temos compromisso pela retomada da Comissão da Verdade em Minas Gerais e defesa dos Direitos Humanos. JK, por esse passado e este vínculo com o Partido Comunista Brasileiro, guardada todas as divergências teóricas e políticas, mas pela defesa que o JK fez da legalidade do PCB.