metropoles.com

15 dezembro de 2001: Após R$ 168 milhões em obras, Pisa continua torta

Fechada ao público pela primeira vez de sua história em 1990, a mais celebre torre inclinada do mundo se estabilizou e foi reaberta.

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução BBC
Torre de Pisa, 2001
1 de 1 Torre de Pisa, 2001 - Foto: Reprodução BBC

“Pau que nasce torto…” diz o ditado. O campanário da catedral da cidade de Pisa, a cerca de 260 km de Roma na Itália, estava reto no início de sua construção, em 1173. Cinco anos depois, quando o terceiro andar começou a ser construído, a inclinação começou. Culpa da fraqueza das fundações, de somente três metros de profundidade.

A torre de Pisa é um cartão postal italiano, e uma estrela dos amadores de selfies que fazem fila de dezenas de metros para postar suas mãos segurando o edifício. Por isto, quando foi considerado arriscado deixar o edifício continuar a inclinar-se, um apelo internacional foi feito, em 1990.

Mas o objetivo desde o início não era deixar ela reta. Afinal, e apesar da beleza arquitetural do conjunto, chamado Campo dos Milagres, não faltam exemplos de torres de 55 metros e 15 mil toneladas. Não, a pauta dada à comissão foi estabilizar o prédio.

E conseguiram. Ao custo do equivalente a R$ 168 milhões, diminuir o ângulo de inclinação de 5,5 para 4 graus. E, pelo menos na palavra dos cientistas, garantir os próximos 200 anos. A visitação foi reaberta. Não se sabe se um descendente de Galileu Galilei esteve lá.

O físico conhecido pelas “leis dos corpos” é filho de Pisa. E dizem que usou a torre justamente para fazer experiências. Será verdade? Os Cabeças da Notícia te contam nesta terça-feira (15/12) em Brasília e região no 104.1 FM, e pelo aplicativo em todo lugar do mundo, até no 8° andar da Torre de Pisa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?