metropoles.com

9 de dezembro de 1868: inaugurado o primeiro semáforo de trânsito

Era uma adaptação dos sinais para navios e foi instalado perto do palácio de Westminster, em Londres. E teve vida curta…

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução I Drive Safely
Primeiro semáforo de trânsito
1 de 1 Primeiro semáforo de trânsito - Foto: Reprodução I Drive Safely

Sinal verde, luz vermelha, amarelo piscando… Eles podem ser chamados de faróis, ou sinais, ou semáforos dependendo da região onde você mora, mas uma coisa certa: estão presentes às centenas para regular o trânsito. E testar sua (im)paciência quando parecem demorar horas a mudar de cor.

As atuais três luzes em cruzamento foram inventadas nos Estados Unidos, em 1923. Mas a história começou mais cedo, antes mesmo da invenção do automóvel. E foi inspirada nos semáforos que já guiavam o tráfego dos navios nas zonas portuárias há séculos.

Em 1868, as ruas de Londres já vivenciavam engarrafamentos e superlotação. Cavalos, carroças e carruagens disputavam as estreitas ruas com bicicletas e sobretudo pedestres. E o resultado não podia ser outro: só na capital da Inglaterra foram registrados 1.102 mortos e 1.334 feridos graves.

Encarregado pela coroa britânica da segurança nos transportes, o engenheiro J.P. Knight trabalhava principalmente em melhorar os sistemas dos trens urbanos, incentivando a instalação dos freios Westinghouse. Mas teve a ideia do primeiro semáforo de rua registrado na história.

Nesta quarta-feira (9/12, os Cabeças da Notícia da Radio Metrópoles te contam a curta vida e o triste fim do semáforo de Westminster, entre 07H00 e 09H00 em 104.1 FM em Brasília e região, e pelo aplicativo em Londres e no resto do mundo.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?