11 de fevereiro 660 a.C.: a história do Japão começa por um mito

Nos livros de história, o Imperador Jimmu é a primeiro da longa linhagem de 126 Imperadores até chegar a Naruhito, o atual monarca.

atualizado 11/02/2021 5:59

Imperador JimmuReprodução Comunidade Ativa Japão

País faz aniversário? Tem data de nascimento? Qual território pode declarar que veio à luz tal dia de tal ano? As datas nacionais comemoram fatos que mudaram a história de uma região do mundo, tais como declaração de independência, revolução, proclamação da republica ou mesmo descobrimento (por outros).

Mas raramente nações surgem do nada. Países até podem, como são os casos de desmembramento da ex-Iugoslávia, das criações de Eritreia, do Paquistão ou de Israel, para ficar no século passado. Mas mesmo ali, já havia gente e povos antes.

Dos países europeus então nem se fala. Ao depender das guerras, migrações, impérios e revoluções, as fronteiras do velho continente nunca ficaram estáveis, jogando populações de uma nacionalidade para outra, dos braços de um rei à espada de outro o tempo todo. Isto sem nem falar dos bárbaros de todos os tipos. Nem a ilha britânica deles escapou.

Então onde olhar para ter, pelo menos nos livros ne história, uma bela linhagem de mandatários de um território fácil de delimitar? No Japão. De Jimmu, que foi o primeiro a ostentar o título em 11 de fevereiro de 660 antes de Cristo, a Naruhito, que está no posto há menos de 2 anos, são 126 Imperadores nipônicos, um sucedendo ao outro.

Favoreceu esta tranquila linha sucessória o fato de ser um conjunto de ilhas, menos sujeito a invasões. Pelo contrário, são os japoneses que sempre ficaram de olho nas vastas terras do continente. Afinal, como continuar a se expandir quando sua população se espreme numa área um pouco maior que o estado de Goiás?

Mas a bela história dos Imperadores japoneses é mesmo verdadeira? Quem era então Jimmu? Muitas perguntas, e algumas respostas nesta quarta-feira (11/02) nos Cabeças da Notícia da Rádio Metrópoles entre 07H00 e 09H00. Em 104.1 FM em Brasília e região, e pelo aplicativo no mundo inteiro, em particular em 奈良市, onde fica o mausoléu de 神武天皇.

 

Últimas notícias