Reiterados descumprimentos de decisões judiciais da mais alta Corte do Brasil levaram a uma ampla discussão sobre liberdade de expressão, soberania brasileira, crimes na internet e punição para quem os comete.
Após uma série de posicionamentos contrários a determinações legais, a rede X chegou a ser suspensa no Brasil em 2024. O bilionário Elon Musk, dono da plataforma, desafiou publicamente o ministro relator do inquérito que apura fake news e milícias digitais, o ministro Alexandre de Moraes.
A falta de um representante legal no Brasil, o descumprimento do pagamento de multas e o desrespeito contínuo às decisões judiciais culminaram em uma onda de ataques virtuais e na escalada da tensão. A suspensão do X, às vésperas das eleições municipais no Brasil e em meio a um clima de tensão mundial, acabou sendo partidarizada.
O enfrentamento segue ecoando em medidas da nova presidência dos Estados Unidos e suscitando discussões sobre a responsabilização de conteúdos ilegais em redes sociais. Veja as principais matérias do Metrópoles sobre o assunto em 2024: